quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cattacini Peverella 2011


Antes de tudo, gostaria de dar os parabéns ao colega engenheiro Luis Carlos Cattacini Gelli pela coragem de criar sua própria linha de vinhos.

Em adição, continuo a prestigiar os produtores nacionais, por uma questão de filosofia e curiosidade. Há alguns dias adquiri o Primeira Estrada Syrah 2010, que pretendo comentar por aqui em breve.

Não sou o primeiro a escrever sobre a uva Peverella, tampouco sobre o vinho acima. Paulo Nicolay, Bruno Agostini, Alexandre LalasOscar Daudt, e Silvia Cintra Franco já falaram sobre eles.

Peço até licença ao Bruno para postar a foto da uva, direto do blog dele, a qual achei muito bonita, diferente da maioria:


Enfim, todos escreveram que a casta foi trazida para o sul do Brasil no início do século, sendo originária do norte da Itália e que era até 1970 a casta branca mais plantada na serra gaúcha. Após esse período, perdeu área de cultivo por conta da necessidade de plantar castas mais "comerciais". Sobreviveu graças a pequenos produtores resistentes, sendo a localidade de Caminhos de Pedra o lugar com a maior dedicação a ela, notadamente a vinícola Salvati e Sirena. Um brinde a eles!

O vinho é bem leve, refrescante, com aromas delicados de pimenta e frutas, e acidez gentil. Sem querer elevar meu paladar aos dos grandes "cheiradores", notei leve adocicado também, denotando breve passagem por madeira, o que foi confirmado com a leitura do contrarrótulo. Na boca é comprovada a fama da uva de dar uma sensação levemente picante, que tem a ver com seu nome (pevero = pimenta, no dialeto do Vêneto, conforme nos ensina o Nicolay).

Alguns reclamam de baixa acidez, outros de pouca concentração. Fato é que combinou muito bem com comida japonesa, o que na minha opinião é algo um pouco difícil. Fiquei feliz por isso; além do mais, ainda tinha vinho após a comida, e ele também funcionou muito bem sozinho. Fora o teor alcoólico mais baixo, que possibilita abri-lo em mais ocasiões. Pretendo comprar outra garrafa.

A produção é bem pequena, o 2012 são menos de 2 mil garrafas.

Há ainda o Era dos Ventos Peverella, com produção menor ainda que passa mais tempo em madeira, e o da Salvati e Sirena, que não passa tempo algum.

Nota -> 3.5 de 5.

Preço -> R$69,00 no Manekineko Sushi.

Site -> Cattacini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário