segunda-feira, 20 de maio de 2013

Rubrica 2009 e Nimbus Cabernet Sauvignon 2007


Mais uma sexta de confraria, e como na maioria das vezes optamos por dois rótulos distintos, no intuito de realmente impor condições não usuais às nossas papilas e narinas.

O primeiro foi o Rubrica 2009, um alentejano clássico. Na taça exibiu um púrpura bonito, nos aromas evocou todo aquele frutado preto combinado a uma madeira de boa qualidade que os bons vinhos do Alentejo costumam exibir, às vezes trazendo à lembrança algo mais passificado.

Fácil de beber, agradou de imediato a todos, e rapidamente se estabilizou, depois trazendo à tona também algo de especiarias bem leve, que se confirmou e se mostrou mais à boca. Bom vinho, saboroso, boa sensação na boca, boa acidez.

É feito pelo Sr. Luis Duarte, já famoso em Portugal e responsável pelos também ótimos Rapariga da Quinta, branco, tinto, escolha e reserva. Há também o Rubrica branco. 19.800 garrafas.


É um corte de 5 uvas, trazendo duas não muito comuns em cortes tradicionais Alentejanos (Syrah e Petit Verdot). Para conhecer bem o que a Syrah do Alentejo é capaz de fazer, sugiro os vinhos com a cepa da Cortes de Cima. Eles foram os pioneiros no plantio e no seu uso comercial em larga escala na região.


Em seguida veio o Nimbus Cabernet Sauvignon 2007. Mais "coroa" que o Rubrica, esse vinho eu definiria como um mutante. Demorou bastante para se definir, mudando a cada momento nos aromas e em boca. Por fim, algo de levemente mentolado e um quê herbáceo, trazendo o DNA do Maipo, território bastante respeitado quando referido à Cabernet Sauvignon, embora tenhamos exemplares bastante festejados também oriundos do Aconcagua e do Colchagua. Na boca também especiarias e um final muito bom lembrando café. Dê tempo a ele!

Ambos ganhariam com uma decantação, é visível a presença de sedimentos, o que só não foi possível por conta da ausência desse no restaurante.

Notas -> Rubrica e Nimbus: 4 de 5.

Preços -> R$99,00 o Rubrica e R$79,00 o Nimbus, ambos na Lidador.

Sites -> Luis Duarte Vinhos (em atualização) e Viña Casablanca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário