quinta-feira, 18 de abril de 2013

Malbec day / El día del Malbec: Finca La Anita Malbec 2009


A Finca La Anita é uma pequena finca mendocina que preza pela qualidade de seus vinhos. Conheci-a numa degustação realizada pela SBAV-Rio, em 27 de agosto de 2009, onde o enólogo Antonio Mas, que estava de frente à época (hoje é a Soledad) apresentou suas linhas, todas muito bem feitas e muito, muito boas.

Na ocasião, os vinhos degustados foram: 
  • Cuarto de Milla Branco (50% Semillón e 50% Chardonnay), 
  • Luna Malbec 2005, 
  • Luna Syrah 2005, 
  • Finca La Anita Malbec 2006, 
  • Finca La Anita Cabernet Sauvignon 2005, 
  • Finca La Anita Tonel (Syrah 70%, Malbec 30%).


Estivemos lá em abril de 2012, já comentado por aqui, onde também há uma referência rápida ao Linea Tonel (muito bom). Essa garrafa eu certamente compraria de novo se lá voltasse, e ainda estivesse em estoque (o vinho é de 2000).

Seus Syrahs e Tocai Friulanos foram bem elogiados pela Jancis Robinson.

Esse Malbec, como não podia deixar de ser, foi trazido direto da Finca, e aberto ontem para comemoração do dia do Malbec. Ao ser aberto, qual não foi a surpresa: um Malbec com alguma fruta ao fundo mas lotado de especiarias, algo meio adocicado, e algo de álcool ainda, mas sem incomodar.

Cor vermelha forte, muito bonita. Bem escuro. Lágrimas homogêneas e abundantes, lentas... Um espetáculo na taça. Já aparentando certa evolução apesar da pouca idade.

Na boca o nariz se confirmou, de textura aveludada, boa concentração (nada exagerada) e acidez, ótima persistência, ainda "quentinho", e um final enorme.

Com o tempo em taça uma definição engraçada mas que descreve bem: algo como uma calda de frutas vermelhas levemente queimada... Rs. Os aromas tostados são incrivelmente suaves, deliciosos. 

Um vinho para ser bebido devagar e para ficar na memória...

Edición limitada a solamente 10.801 botellas:


E em homenagem aos hermanos, aí vai um video do genial Astor Piazzolla:




Nota -> 4.5 de 5.

Preço -> Nem me lembro mais, comprado na Finca La Anita.

Site -> Finca La Anita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário