quinta-feira, 25 de julho de 2013

Circuito Brasileiro de Degustação



Havia escrito esse post anteriormente, logo depois do evento. Mas não sei o que aconteceu, pois o post simplesmente desapareceu.

Bem, vou tentar puxar pela memória e com a ajuda do caderninho que ganhamos, escrever o que constatei e encontrei.

Antes de tudo, concordo com meu amigo Jorge do Contando Vinhos: o evento precisava de mais espaço. E acrescento que o pessoal ainda não sabe como se comportar em uma degustação. Tenhamos calma minha gente, ali não é pra ficar bêbado, isso até pode ser consequência de quem provar muita coisa.

Aconteceu no dia 04/07/2013 no Iate Clube do Rio de Janeiro, ali no início da Urca, bairro tradicional da cidade.

Mas vamos lá.

Comecei pela Casa Venturini. Excelente o Tannat Reserva deles, 2011. Já estava prontíssimo. Aconselho a compra para aqueles que gostam de vinhos no estilo profusão de aromas e textura. Pra mim foi um dos melhores da noite. O Chardonnay Reserva deles também é muito interessante.

Na Dunamis provei o já famoso Merlot Branco, bem agradável. Mas gostei mesmo do Pinot Grigio deles. Muito fácil de beber e fresco, alguns presentes classificaram-no como "vinho de piscina", um termo que acho meio besta.

No stand da Lidio Carraro pude provar o Faces, o vinho da Copa. Tanto o tinto quanto o branco são vinhos de qualidade, mas na minha opinião o branco é melhor. Também bastante agradável e fácil de beber.
O tinto é feito com 11 uvas (!), cada uma representando uma posição num time de futebol, com as mais estruturadas nas funções mais defensivas, tudo habilmente explicado pela enóloga Monica, uma simpatia!

Aliás, o stand da Lidio Carraro foi o mais receptivo de todos. Provei também o Grande Vindima Quorum 2006, que na minha opinião junto com o Tannat Reserva da Venturini, foram os melhores da noite. Já provei a linha Grande Vindima da safra 2005 (Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Quorum). São belíssimos vinhos.

Na Quinta da Neve pude provar novamente o Sauvignon Blanc, nesse caso o 2011, que na minha opinião é muito melhor que o 2010. Junto com o Sauvignon Blanc da Suzin e o da Hiragami, são belíssimos vinhos. Outro que provei e gostei foi o inusitado corte de Cabernet Sauvignon+Sangiovese+Merlot. Boa acidez, bem gostoso em boca. Fácil de beber, bem gostoso.

Provei novamente o Concentus e o Fausto Verve na Pizzato. Belos vinhos também, outros dois que aconselho a compra. O Verve é um vinho que "amarra" um pouco a boca, mas muito bom.

No stand da Don Abel bebi o Rota 324 safra 2005 (que tenho em minha adega) e o Don Gran Reserva 2005. O rota 324 é muito bom e ainda tem vigor. Um vinho para ser apreciado bem devagar. O Don é uma potência, ainda precisa de tempo em garrafa. Eu gostei. Não vai em madeira.

Finalmente provei o Talento e o Desejo da Salton, safra 2007. Gostei bastante do Talento, que aliás é o vinho que está sendo servido para o Papa. Gostei também do Intenso Merlot+Tannat, que para a faixa de preço que me foi informada (cerca dos R$30,00), é uma bela compra.

Na Valduga só consegui degustar (novamente) o espumante 60 meses. Belo também, não é para qualquer um, embora seja muito bom.

Por fim, conheci a Dezem, uma vinícola do Paraná, e lá bebi um Chardonnay muito bom, com madeira, que consegue não ser enjoado como a maioria dos que passam por madeira. Muito bom.


Sanjo: provei o Maestrale Integrus Cabernet Sauvignon 2008, muito bom. Também na linha estrutura, com potencial de guarda.



Infelizmente não consegui provar o Perini 4, nem o Quinta da Neve Pinot Noir.

Bem, é isso.

6 comentários:

  1. Degustação bacana, Felipe!
    Comprei uma garrafa do Don Abel Rota 324 2005. Vou abrir nas próximas semanas.
    Fiquei interessado nesse Tannat da Casa Venturini. Lembra a safra do que vc provou? Tô indo pra Porto Alegre amanhã, vou procurar lá.
    Abs,
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi muito boa. Ela passa em diversas capitais do Brasil.
      Eu tenho uma garrafa desse também, comprei direto do produtor.
      Cara, confirmo a você quando chegar em casa na 3a, mas é 2011 ou 2012, uma dessas.

      Abraço.

      Excluir
    2. Acrescentando, a 2008 foi muito falada, dizem que a 2009 também é boa.

      Abraço.

      Excluir
    3. Vitor, a safra que comprei foi a 2011!

      Abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir