domingo, 20 de novembro de 2016

Argentina: Miras Joven Trousseau Nouveau 2015

Às vezes a gente se depara com um vinho que faz a gente rever conceitos. Um vinho que surpreende.

Esse é o caso desse vinho, bebido em 02 de setembro deste ano (um mês incrivelmente atípico no Rio de Janeiro, com temperaturas bem amenas, que vai deixar saudade).

O senhor Marcelo Miras é o responsável pelos vinhos da Bodega del Fin del Mundo, na Patagônia, que me surpreenderam bastante no passado com sua linha reserva e sua linha superior, principalmente por conta de seus varietais, que diferiram bastante de tudo o que eu já havia provado até então vindo da Argentina, e me agradaram muito. Principalmente o Cabernet Sauvignon, na ocasião.


Este vinho, pouco concentrado, traz aromas belos de groselha e mirtilos, e também terra. Muito frescor, parece que vai ser rápido na boca por conta do exame visual, mas não é. Mais frutinhas, algo mineral e um quê rústico, taninos inesperados e que lhe aportam uma ótima estrutura. Ao final traz uma sensação levemente adocicada e persiste, te faz salivar. Saborosíssimo.


Esta uva, Trousseau, francesa, aparentada da Pinot Noir. Considerada ainda mais difícil de ser cultivada que a famosa da Borgonha por ser mais exigente. Muito utilizada na região de Jura, perto da fronteira com a Suíça. Em Portugal é chamada Bastardo (por que será rs).


Me fez lembrar o Domaine Marey La Justice que bebi em 2014. Parabéns ao Marcelo Miras por ter feito algo tão interessante, se assemelhando a vinhos mais caros e apreciados no mundo, por preços mais acessíveis. Esse é o tipo de cara que dá orgulho admirar.


Pra comprar uma dúzia (se ainda tiver por aí).


This is the kind of wine that remembers you why - oh why - you started drinking wines. Absolutely unexpected, feels like a good Pinot Noir from Burgundy, with its rustic aromas and tannins but yet fruitforward, fresh and pleasant. A must talking about Argentinian wines.

If you find this one in the USA or UK, or even somewhere else, do not hesitate - buy at least two bottles, if you are a Burgundy fan. And one bottle if you are not, since this is a very nice piece of work.



Nota -> 4.5 de 5.


Preço -> R$ 89,90.


Site -> Bodegas Miras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário