segunda-feira, 20 de maio de 2013

El Principal Auqui Sauvignon Blanc 2011


Sexta-feira, mente sossegada, leve saudade, eis que me dirigi a Niterói para remediar a situação. Apesar do ótimo clima ameno do Outono carioca, salvo quebra numa quinta-feira (imediatamente anterior) extremamente quente, a vontade de beber um Sauvignon Blanc chileno, geralmente bem característico, ecoava em meu palato.

Restaurante escolhido, carta de vinhos à mão, me perguntei: "onde estão os sauvignon blancs?"

Achei apenas um, e era do Maipo.

Sauvignon Blanc do Maipo? Bem, como não sou um cara preconceituoso, e como experimentar vinhos inusitados e diferentes sempre me instigou, parti com curiosidade a experimentá-lo. Se bem que não era algo tão inusitado assim, mas de fato não havia experimentado ainda os blancs do Maipo.

Claro que a chance de ser ruim era pequena (boa companhia, oriundo de um país conhecido pelo custo x benefício, eu gosto da uva, etc.), mas ainda assim esperei para experimentá-lo antes de qualquer constatação.

Garrafa aberta, o jovem sommelier provou o vinho antes de mim numa pequena taça (o que achei um abuso), e só então me serviu. Não quis parecer esnobe ou antipático então nada falei. Ele deveria ter perguntado antes.

Vamos ao vinho.

De início se abriu muito ácido e muito cítrico, bem refrescante. Com o tempo, melhorou muito, mas muito mesmo, trazendo as notas herbáceas e o paladar "verde" sobrepondo-se ao frutado, bem característico dos Sauvignon Blancs chilenos, até então dos de vales mais frios e costeiros, visto que - repito - ainda não os havia provado do Maipo. No final, levemente mineral. Conjugou bem três características dos bons brancos.

O fato é que a companhia tem um poder muito grande sobre o vinho. Dificilmente o vinho será tão bom bebido sozinho quanto bebido com pessoas especiais ao seu lado. Um beijo, Isis! :-)

Nota -> 3.5 de 5.

Preço -> R$56,00 na Decanter. No restaurante foi mais caro.

Site -> El principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário