sexta-feira, 3 de maio de 2013

Amplus Old Vines Carignan 2009 e Grey Cabernet Sauvignon 2009


Já havia provado esse vinho na degustação da Santa Ema na SBAV_Rio, porém da safra 2007.

O 2007 estava redondo também, com uma cor de vinho jovem, certa densidade, escuro, lágrimas espaçadas e lentas. Aromas adocicados, baunilha em profusão e uma textura agradável na boca, com uma boa presença e alguns taninos, mas nada agredindo, tudo bem encaixado. Podemos dizer que já está pronto para o consumo, trazendo imenso prazer no nariz e quando em boca.

Diferentemente da  maioria dos Carignans, este não vem do Maule, mas do Peumo, que está localizado dentro do Cachapoal, e é considerado o lar dos melhores Carmenères do Chile.


Já o Grey precisa de um tempo em taça, no meu caso ficou mais de uma hora, enquanto bebíamos o Amplus. Aí sim se mostrou belamente, com presença mas com certa delicadeza, uma mistura interessante de se ver, gostoso em boca, com ótimo final fruta+geléia (???), boa acidez e vontade de beber mais um gole. No início ele ainda estava um pouco nervoso, surpreendente como se densenvolveu na taça, parecia que era só um escudo, um convite aos enófilos mais pacientes para que aguardassem um pouco a arrumação da casa.

Esse é um Cabernet Sauvignon do Maipo mas sinceramente bem diferente de todos os outros Cabernets do Maipo, foge à regra e se apresenta como uma opção mais elegante e algo como adocicada.

Dois ótimos vinhos do Chile, que recuperou seu lugar em meu coração, roubando os holofotes da Argentina.

Notas -> 4 de 5 para os dois.

Preços -> R$88,00 o Grey e R$110,00 o Amplus, na VinExpress Wine Bar.

Sites -> Ventisquero e Santa Ema.

2 comentários:

  1. Boa, Felipe! Caçando novos Carignans! Anotei sua recomendação aqui.
    Da linha Grey, meu favorito é o Merlot. Conhece?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vitor! Sim, a Carignan é interessante, tenho cá comigo um Canepa Genovino 2008, e desse Amplus já foram dois. Fora o Vigno, que experimentei na quinta-feira e jájá termino o post sobre o Essência do Vinho que aconteceu aqui no Rio de Janeiro na quinta e na sexta.

      Outros que viso são o Carignan da Odfjell (acho que o primeiro de todos a ser lançado), e o edición limitada da Morandé, que me surpreendeu com o Cab Franc da mesma linha, comprado lá no Chile.

      Dos Grey bebi anteriormente o Carmenère que se mostrou muito elegante, já comentado aqui também. O Merlot ainda não conheço mas confiarei no seu paladar e no que esses dois me mostraram (Cab.Sauv. e Carm.) e vou partir para ele!

      Outro Merlot interessante é o Gran Reserva da linha Santa Ema, também comentado aqui e bebido no mesmo dia que o Amplus Carignan 2007, na degustação que fui na SBAV-Rio. Oscila na faixa dos R$70,00 e é chocolate purinho.

      No mais, obrigado pela visita e um grande abraço!

      Excluir