quinta-feira, 16 de maio de 2013

Canepa Genovino Carignan 2008


Este vinho foi recomendado pelo meu amigo Alexandre, gerente da Lidador Downtown.

"Leva, você vai gostar, ainda mais você que gosta de experimentar uvas diferentes, coisas novas."

Pois bem. Aberto e degustado dia 12/05, domingo passado, em homenagem à minha mãe.

E que belo vinho. De cor púrpura, entrada e estrutura bastante em linha com os demais Carignans degustados e comentados por aqui, mas com um grande diferencial. Acidez. Simplesmente ótima, impede o vinho de se tornar enjoativo.

Ao ser aberto liberou um aroma adocicado, algo como uma calda de frutas levemente tostada (rs), belíssimo. A impressão que se tinha era de que viria um vinho com muita estrutura, muito corpo. Mas não foi o que encontrei, não tão estruturado, passeia muito bem por conta da acidez assinalada acima. Depois de bastante tempo surgiram os famosos lácteos...

A persistência é ótima, a boca fica pedindo mais. Muito bom, se pretende conhecer a Carignan e ir direto ao ponto, dentre os já comentados aqui sugiro esse.

Assim como o Parinacota, as uvas vêm das colinas vulcânicas de Cauquenes, no vale do Maule, a região das vinhas velhas de Carignan. Tem 14 meses de barricas.



Para quem gosta de pontos, recebeu 91 no guía descorchados.

Curiosidade: Genovino é o nome da primeira moeda cunhada em ouro na Itália, assim como em toda Europa Ocidental na época romana, sendo utilizada pela República de Gênova nas relações comerciais que tinha com outros países. Informação que vem no rótulo.

Nota -> 4.5 de 5.

Preço -> R$ 99,00 na Lidador (há bastante tempo). Na Wine cobram R$112,50 (sem o frete).

Site -> Canepa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário