quinta-feira, 23 de maio de 2013

Nicasia Red Blend Malbec 2010



Mais um filho do Alejandro Vigil na taça. Anteriormente havia provado o DV Catenna Adrianna Vineyard 2005, belíssimo vinho, mas não possuía o blog ainda, então não está comentado por aqui. Na época, foi comprado na Catena mesmo, em Mendoza, onde a vontade era comprar caixas e caixas, mas infelizmente por conta de orçamento e logística não podemos fazer isso rs.

Este me foi oferecido pelos grandes amigos Marcelo e Miriam, meus vizinhos e também amantes de um belo vinho, que aliás retornaram de Portugal com ótimas compras, alguns elogios e críticas que talvez comentemos no futuro, em um outro post.

Vamos ao vinho.

O Nicasia tem uma cor belíssima, um púrpura com um halo largo rubi, mais para um vermelho sangue. Muito bonito mesmo.

Ao nariz, muita fruta e muita coisa adocicada/baunilha, mas nada exagerado. Algo de especiarias muito de leve.

Na boca um vinho redondo, de bom corpo, os famosos taninos aveludados, um vinho pronto e "guloso", de impressão fortemente adocicada e bem fácil de se beber. Boa persistência e no final uma leve impressão apimentada, acredito que por conta do pequeno corte com Petit Verdot, uma uva que acrescenta ótimas características aos vinhos em geral, quando em um corte bem feito como esse.

Além dos 4% de P. Verdot, temos 6% de Cabernet Sauvignon, para completar o "sumo".

Este vinho vem dos vinhedos de 1230m de altitude em Altamira, região de solo profundo e muito festejada pelos seus Malbecs de altíssima qualidade, com 12 meses de barricas francesas. Um belo e descompromissado vinho, daqueles capazes de abrir sorrisos em todos, até nos não-enófilos, e que foi embora numa velocidade espantosa. Eu diria que é um vinho "internacional", no estilo daqueles que colocaram a Malbec Argentina no mundo, mostrando que é possível fazer coisa muito boa de forma descompromissada (ou compromissada com a felicidade de quem degusta-o) e nada exagerada.

Agora quero provar o blend com maior parte de Cabernet Franc, uva que gosto muito e que tem me mostrado bons exemplares vindos da Argentina.

Nota -> 4 de 5.

Preço -> Desconhecido, e também não encontrei à venda por aqui. Vi preços na Argentina pela internet variando de 58 a 72 pesos (entre R$22,57 e R$28 com a cotação do BACEN de 22/05/2013). Imagina quanto seria no Brasil...

Site -> Catena Zapata.

11 comentários:

  1. Felipe, deixei de comprar esse vinho por causa do preço: quando lançou, tava barato demais! Como nunca tinha ouvido ou lido a respeito, achei que fosse algo bem basicão, então recusei, mesmo por incríveis $ 40,00 pesos, que quase não pagam um picolé na praia, rs.
    Agora aumentou. Da última vez em que vi, tava por volta de $ 60,00 pesos. Acho que a brasileirada curtiu.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O vinho é muito bom, mas não é referência. Vale a pena pelo preço de lá? Muito. Vai custar o mesmo no Brasil? Duvido.
      Realmente os preços subiram na Catena, o nome é muito forte aqui no Brasil, Argentina em período esquisito, sabe como é...
      Abraço.

      Excluir
  2. Buenas, passo só pra dizer que já provei o Nicasia Cab Franc, corpo médio, acidez gastronômica, me passou a idéia de ter que ser bebido jovem, fruta vermelha tipo "sour-raspberry" no nariz, vale bem pra informalidade. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elmo. Obrigado pela dica.

      Abraço, e bons vinhos!

      Excluir
  3. Conheci o vinho Nicasia através de um vendedor no free shop no aeroporto da Argentina.
    " pode comprar o senhor não vaI se arrepender". Arrependi amargamente de não ter comprado uma caixa. Hoje quero comprar uma garrafa e não tem nas lojas. Creio que as vendas não conhece esta beleza de vinho.
    recomendo a todos, abraços Rogério Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rogerio, esses Nicasia Vineyards sao vendidos no mercado Argentino. Segue link: http://www.catenawines.com/eng/wines/nv/nicasia-vineyard.html

      Uma pena realmente. Mas acredito que sofreriam um aumento consideravel no preço, assim como seus "irmaos" Angelica sofrem.

      Abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Comprei numa adega no bairro de Palermo por indicação do vendedor q também disse q eu não iria me arrepender....!!! Estou muito arrependido de não comprado uma caixa inteira. Vinho de sabor surpreendente e muito furtado! Excelente custo benefício! Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Realmente se comprado em BsAs ou em Mendoza, um excelente custo benefício. Acredito que não seja vendido no Brasil, mas se viesse pode ter certeza que o preço não seria muito convidativo.

      Abraços e obrigado pela visita.
      Felipe.

      Excluir
    2. Olá, trouxe dois do Paraguai. 10 dolares!! Vi num site de vinhos aqui a 128,00..

      Excluir
    3. Olá! Que bom, espero que estejam em bom estado e que te proporcionem bons momentos. Realmente beber vinho no Brasil tá complicado...

      Excluir
  5. Conheci o vinho no La Brigada(parrilla em Bs.As.),aconselhado por um garçom, de lá pra cá todas as vezes que vou à Argentina compro algumas garrafas, excelente vinho que lamentavelmente nanse acha com facilidade no Brasil!

    ResponderExcluir