sábado, 14 de julho de 2012

Luccarelli Pazzia Primitivo di Manduria 2008

Engraçado como as coisas acontecem. Estava eu procurando um vinho para a Dani, e acabei conhecendo este.



O vinho que eu estava buscando era o Luccarelli Primitivo Puglia 2010. Jogando no google, eis que me deparei com ele mas também com esse outro, "irmão mais velho" dele.

As críticas foram sempre unânimes, um vinhaço, exuberante, encantador. Comuniquei a ela a existência desse, e a resposta foi "ué compra também rs".

Pois é, a diferença entre os dois enologicamente falando ainda não sei pois o Puglia não foi aberto. Mas a diferença de preço é selvagem, quase 5x ! Enfim, apesar de estarmos no Brasil, onde os preços são ignorantemente inflacionados no quesito vinho, valeu muito a pena.

A começar pela garrafa. Pesada, nunca tinha visto uma tão pesada assim. E praticamente impenetrável, só deu pra ver realmente a cor dela colocando-a contra a luz onde não tinha mais vinho. Um âmbar quase totalmente marron.

Este vinho é um meio-seco, e de teor alcoólico bem altinho (14.5%) feito 100% da uva Primitivo. O nome se deve ao fato da uva amadurecer cedo e totalmente, dando um bom nível de açúcar e consequentemente de álcool. Outra uva que amadurece mais cedo que as demais é a nossa querida Tempranillo.

Manduria fica no "salto da bota" da Italia:



Tem uma galera que afirma ser a Primitivo a mesma uva que a Zinfandel. Confesso que os Zinfandel que bebi não chegam aos pés desse Primitivo... Olha ela:


Bonitona né?

Voltando ao vinho... Feito de parreiras velhas (old vines vem escrito por trás do Luccarelli no rótulo) com uvas supermaduras, o nariz é invadido com um pouco de álcool que logo some, e uma ameixa mais do que presente. Algo de especiarias também. De cor púrpura bem escura, o vinho é denso.

Na boca um pouco quente, taninos macios, mais fruta negra, leve tostado presente, encorpado, boa acidez, um lindo final. Daqueles pra deixar escorregar lentamente pela garganta.


Sinceramente? Funcionou melhor na maior parte do tempo estando sozinho. Passado bastante tempo, surgiu um aroma de chocolate no nariz, levemente confirmado em boca. Bravo! Daí veio a idéia da Dani: "Vamos provar com chocolate, igual àquele blog?"

E lá veio ela radiante com um Venchi 75% cacau, coisa de louco. E não é que ficou sensacional? Aconselho imensamente!

Preço -> R$119,00 na Lidador

Nota -> 4.5 de 5.

9 comentários:

  1. Já experimentei tanto Pazzia quanto o Sessantanni, ambos da Lucarelli. Sem dúvida o Sessantanni é bem superior que o Pazzia, em aroma e retrogosto. Porém a área comercial, os importadores, afirmam ser o mesmo vinho. Fica aqui registrado minha afirmação que apesar de ambos serem da Lucarelli e primitivo, o Sessantanni é longe muito superior....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, me instigou a comprá-lo. Se o Pazzia foi uma experiência bem rica, o Sessantanni então deve ser algo interessantíssimo.

      Obg pela dica!
      Um abraço.
      Felipe.

      Excluir
    2. Julio,

      Pazzia é Luccarelli, ja o Primitivo Sessantinni é "Senssantinni" o produtor. Nao são os mesmos.

      Excluir
  2. Acho que posso acrescentar que o Pazzia fez jus a fama de "vinho de meditação". :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Pazzia. Vou experimentar o Sessantanni.
    Valeu a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Debora! Realmente o Pazzia faz um sucesso enorme.
      Quando provar o Sessantanni, volte para comentá-lo!

      Abraços.
      Felipe.

      Excluir
  4. ESTE VINHO E ALGO MAIS VIVO QUE ESPERIMENTEI ATE HOJE ELE VAI MUDANDO A CADA MINUTO APOS ABERTO O VELUDO SE TRANSFORMA EM SEDA ECELENTE VINHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou também, Augustino, é realmente um vinhaço!

      Abraço e obrigado pela visita!

      Excluir