sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Suzin Cabernet Sauvignon 2007 e Bouza Tannat Parcela Unica A8 2007



A Suzin produz suas uvas em São José do Alecrim, em São Joaquim - SC, numa altitude de 1200m, tendo começado em meados de 2001, criada pelo patriarca da família Sr. Zelindo Melci Suzin, atualmente com 73 anos, juntamente com Everson e Jeferson Suzin, seus filhos.

Originalmente plantavam batatas e, como a Hiragami, maçãs. Buscaram diversificar e implantaram 10 hectares de vinhedos. A vinificação é pela Vila Francioni, mas planejam em breve construir sua própria cantina. Seus primeiros produtos foram varietais de Cabernet Sauvignon e Merlot, em 2006. Hoje, metade do vinhedo é dedicada à Cabernet Sauvignon, boa parte do restante para Merlot e o restante para Pinot Noir e Sauvignon Blanc.

Esse Cabernet Sauvignon surpreendeu. Muito aromático, principalmente condimentos e frutas vermelhas, na boca uma acidez ótima, e um sabor convidativo, mais frutas e pimenta, algo de ervas, menta bem de leve, o vinho acabou muito rápido. Um gole chama outro. Muito boa persistência, lembrou um pouco o grande Heitor Villa-Lobos da Casa Valduga (2005), porém um pouco diferente e tão bom quanto.

Novamente: o estilo da Cabernet Sauvignon brasileira me agrada muito, diferente da Chilena e bem diferente da Mendocina. E na minha opinião melhor que os Merlot(s) nacionais.

Recebeu medalha Gran Ouro no 7º Concurso Mundial de Bruxelas de Vinhos Finos & Destilados 2010, avaliado às cegas pelo júri internacional do concurso, em setembro de 2010.

A garrafa é numerada mas não sei quantas foram produzidas no total.



Depois abrimos o Bouza Tannat A8 Parcela Única. A Bouza trabalha no Uruguai a seguinte premissa: o trabalho em pequena escala gera sempre os melhores resultados. São plantadas Alvarinho e Chardonnay para os brancos e Merlot, Tempranillo e Tannat para os tintos. Por isso essas identificações "A8", "B6", etc., refletem a parcela do vinhedo da qual aquela garrafa teve origem.

Um vinho bem potente, 15% de álcool se mostram na garganta, acidez bem viva, aromas deliciosos, percebe-se madeira de boa qualidade. Muita coisa no nariz, uma coisa se sobrepondo à outra. Já proporciona prazer, mas ganha ainda em garrafa. No final mostrou que uma rápida decantação teria feito bem, mas não chegou a atrapalhar a festa.

Ele toma conta da boca, faz uma faxina, esquenta, e vai embora, ficando uma sensação muito boa. Um vinho muito bom.

3.418 garrafas produzidas, esta foi a de número 1.860.



Notas -> 4.5 de 5 para os dois!

Preços -> R$54,8 o Suzin no Rosita Café e R$164,00 o Bouza na Lidador.


Sites -> Suzin e Bouza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário