quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2006



Há tempos que este está descansando em minha adega. Apesar da visita em abril à Viña Montes (será contado em um post algum dia), esse foi comprado por uma amiga, numa loja em Santiago.

Confesso que encontrei um vinho diferente do que esperava. Esperava algo mais robusto e concentrado, mas ele se apresentou já educado de certa forma, abriu num aroma parecido com cacau mas logo as ervas e o pimentão tomaram conta. E não muito tempo depois aparece o mentolado, sob um fundo defumado, ou ao contrário, embora o mentolado seja mais presente.

Na boca, confesso que esperava mais corpo, mas isso não foi um defeito. Algo como especiarias, pimenta mentolada (rs), não incomoda em nenhum momento, o vinho é muito interessante. Os taninos estão lá, mas apenas para confirmar a origem chilena desse cabernet. A estrutura é boa, a acidez é boa, combina bem com algo gorduroso, como o gorgonzola que encarou e em diversos momentos venceu. Ficou bem com um pedaço de pizza também. Gostei.

O Colchagua, mais precisamente Apalta onde fica a Montes, não é o paraíso para a Cabernet Sauvignon. Por lá eles apostam muito na Carmenère e na Syrah, algumas parcelas de Petit Verdot também. Essa linha Montes tem até Malbec agora (2010)!

Os EUA são os grandes compradores da Montes. Acredito que este Cabernet esteja mais direcionado ao mercado americano, apesar de não saber como é o gosto do americano em relação aos vinhos do Chile.

Nota -> 4 de 5.

Preço -> Presente!

Site -> Montes Wines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário