quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cartuxa Colheita 2008 e Château Cantegril Sauternes 2008


O português dificilmente decepciona. Esse Cartuxa Tinto Colheita 2008 se apresentou muito elegante, uma surpresa até eu diria. Sinceramente achei que ainda notaríamos alguma coisa de tanino, o que não se concretizou. Agradou a todos. Está mais do que pronto.


Ainda não havia bebido um Sauternes. Esse Château Cantegril é uma propriedade de 22ha situados no plateau de Barsac (calcário). Os vinhedos correspondem a 19,4 Ha sendo 64% Semillon, 34% Sauvignon e 1% Muscadelle com média de mais de 30 anos de idade.

Esse vinho é tido como uma excelente compra em se tratando de Sauternes. Mas posso dizer que minha primeira experiência não foi muito marcante, visto que não achei o vinho, digamos, com caráter. Muito doce na minha opinião, e sem algo que marcasse, que desse a ele sua identidade.

O vinho traz estampado no rótulo o nome de Denis Dubordieu, que é cientista, enólogo e professor de enologia da universidade de Bordeaux desde 1987. Ele, a esposa e os dois filhos produzem vinhos em Bordeaux, notadamente em Graves e Sauternes, em cerca de 120 Ha espalhados pela região.

Acho que ainda não tenho o expertise para entender esse vinho. Enfim, em questão de vinho de sobremesa, ainda fico com o Samos da Grécia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário