sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Angove Bear Crossing Cabernet Merlot 2005 e Kankana del Elqui Syrah 2008


Confesso que ficamos um pouco receosos acerca desse vinho, por ser 2005. Mas ao abri-lo, que surpresa. Bem aromático, rapidamente se fez notar. Lágrimas abundantes e um tanto lentas, de um vermelho atijolado, o vinho estava sutil, mas delicioso. Sedoso, descia calmamente pela garganta, uma boa surpresa. Bem diferente dos cortes desse tipo que já experimentei. Se aproxima um pouco dos grandes vinhos brasileiros, com uma acidez bem interessante. Não aguenta mais tempo na garrafa, já está em sua hora.




Já o Kankana del Elqui, que contra si apresentava uma certa expectativa visto que a maioria dos confrades gosta da Syrah, foi aberto cerca de 1h antes. Aromas um tanto discretos, mas que se abriram num herbáceo que se definiu como champignon ou azeitonas em conserva. Sua cor púrpura é belíssima! Textura quase leitosa.

Os críticos americanos não deram muita "moral" para esse garoto, e sinceramente acredito que mais uns dois anos em garrafa lhe farão muito bem, embora já possa ser bebido agora.

O Kankana é da VSPT, Viña San Pedro Tarapacá, o segundo maior grupo vitivinícola do Chile, reunindo a vinícola San Pedro, a Tarapacá, a Santa Helena, entre outros.

A San Pedro foi fundada em 1865 pelos irmãos Correa Albano. 1865 é o nome de uma boa linha de vinhos deles.

Kankana significa braseiro, nome dado ao morro existente no vale de Elqui, que se torna extremamente avermelhado ao entardecer, com os últimos raios de sol. O morro é composto basicamente por magnetita, e acredita-se que se configura num imenso ímã de boas vibrações, transformando-se num altar místico.

Não é um vinho para iniciantes. Na boca sua acidez é alta, mas não incomoda. Bastante mineral, me lembrou um pouco o Loma Larga Malbec, com um gosto meio verde na boca; a definição, pra quem já teve a oportunidade de experimentar direto do pé, é de azeitona verde (verde no sentido de não estar madura).

Eu gostei bastante, mas repito: não é um vinho para iniciantes, embora seja relativamente educado, sem agredir o palato. O rótulo em si é um espetáculo à parte.

Nota -> 4 de 5 para os dois.

Preço -> R$45,00 o Angove e R$180,00 o Kankana, na Lidador.

Site -> Angove e San Pedro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário