sexta-feira, 9 de novembro de 2012

E na degustação com queijos suíços: deu Argentina!


Mas uma rodada de queijos suíços, desta vez trazidos pela bela e simpática Patricia Bossart, irmã do meu amigo Roland Bossart, tinha que ter um acompanhamento à altura. O próprio Roland teve a idéia de promover uma degustação às cegas, cada um trazendo um vinho, informando sua faixa de preço (concordo Roland, essencial para a comparação), e depois votando em qual gostou mais. Ah, e é claro, procurando identificar qual era qual, visto que todas as garrafas foram mostradas antes.

Antes de tudo fomos presenteados com um champagne de boas vindas, de altíssima qualidade, oferecido pela nossa querida Miriam e pelo Marcelo (Coroné), que gentilmente cederam o espaço para esse acontecimento único. Afinal, não é todo dia que se come os melhores queijos do mundo, com pessoas simpáticas, inteligentes e extremamente agradáveis. O papo fluiu, e a degustação foi uma aula para todos.


Muito aromático, refrescante, frutas brancas e pão, na boca uma acidez muito boa e um sabor cítrico, muito gostoso. Acalmou perfeitamente nossa ansiedade pelos queijos, enquanto esperávamos o restante dos convidados chegarem.

Pois bem. Queijos, pães, vinhos descendo nas taças. Lado a lado, por diversas vezes provamos um após o outro até cada um montar seu veredito final.

Não lembro da votação geral, mas vou delinear aqui a ordem dos que mais gostei:

1) Las Moras Black Label Cabernet-Cabernet 2008


Esse vinho se apresentou numa explosão de baunilha, invadiu o ambiente. Na boca sedoso, aveludado, bom corpo e acidez. Depois de um tempo a Cabernet Franc também se mostrou, nos seus aromas/sabores herbáceos. Pra mim, o melhor da noite.

2) Miguel Torres Ibéricos Crianza Tempranillo 2009



Tempranillo espanhol típico, tinha me esquecido um pouco dela, estava com uma memória viva da tempranillo porteña, que aliás muito me agrada também. Muito agradável, sente-se um pouco a madeira mas não atrapalha em nada. Ao chegar pareceu que ia agredir mas rapidamente se acomodou e ganhou o segundo lugar.

3) Mendel Lunta Malbec 2010


Este Malbec surpreendeu pois de primeira não parecia um Malbec. Muito boa acidez, é um vinho gastronômico, termo que tem aparecido "a balde" por aí para definir esse tipo de vinho. Ficou em terceiro.

4) Mouton Cadet Rouge 2008


Mouton Cadet. Já havia bebido o 2007 que passou despercebido. Esse 2008 não foi diferente. Ainda assim foi melhor (menos pior) que o:

5) Miolo Reserva Cabernet Sauvignon 2010


Me desculpe meu Brasil, Miolo e seus grandes vinhos, mas esse vinho é muito fraco. Muito ácido também, não apresenta uma qualidade que possa salvá-lo. Uma pena.

Ao final a Miriam ainda nos presenteou com um bordalês de Pauillac, o Aurelius 2005, um belo vinho, já podendo ser bebido mas que vai ganhar ainda em garrafa, uma pena que não pude apreciá-lo por completo visto que depois de todos os outros minhas papilas já estavam comprometidas. Se ele tivesse entrado na degustação teria brigado pelas primeiras posições.

Olha a rapaziada aí...

Novamente obrigado aos queridos Bossart pelos deliciosos queijos, aos queridos Miriam e Marcelo pela mansão, e ao Padilha e Lucia pela simpatia e nova amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário