terça-feira, 20 de maio de 2014

Casa Silva: Sauvignon Blanc Reserva 2011 e Gran Reserva Lolol Viognier 2010

Domingo, belo almoço na casa da minha mãe, para onde eu e Isis rumamos para encontrar com ela, minha avó e com um casal de grandes amigos, Camilo e Gabi.

Há tempos esses dois descansam na geladega, vindos direto da vinícola (até hoje não fiz posts sobre as vinícolas que visitei no Chile, e pelo jeito não o farei mais por conta de tanto tempo que já se passou).

A Casa Silva - lembrem - conta com o talento de Mario Geisse, produtor dos melhores espumantes nacionais na minha opinião.



Pois bem, começamos pelo Sauvignon Blanc Reserva. Bem verdeal, fomos surpreendidos por aromas suaves clássicos desta cepa, com frutas cítricas e brancas, um pouco de ervas e uma mineralidade bem de fundo que me deixou intrigado.

Passando para a boca, nova surpresa com uma elegância fora do comum para vinhos brancos do quente colchagua, somada a uma leve mineralidade que confirmou o nariz, e fez a alegria de todos à mesa. Sinceramente um belíssimo vinho, daqueles que passam, agradam, ficam e pedem mais. Excelente surpresa.




Já o Gran Reserva Viognier começou surpreendendo pela cor, um amarelo bem clarinho com nuances verdes, esperava realmente algo mais amarelado.

Ao nariz, dessa vez uma mineralidade até certo ponto esperada (Lolol é a porção costeira do Colchagua, a poucos quilômetros do Pacífico), damascos e muita fruta cítrica, notadamente uma tangerina que marcou presença constante e depois de um tempo dominou.

Na boca ele entrou literalmente abraçando a língua, numa acidez pungente (não muito comum para essa uva) e mineralidade, com final ótimo e tendendo para o adocicado, viscoso. É o corpo de um branco com leve passagem em madeira mas sem ter madeira e sem ser enjoativo, ou trazer o excesso de "manteiga" ou baunilha, com um belo final e certa complexidade.

A viognier tende a um nível alcoólico alto com muita facilidade (esse tem 14,5) então é preciso saber trabalhar com ela, muitos produtores inclusive driblam esse álcool com um açúcar residual para mascará-lo e torná-lo menos "quente". Bem trabalhada, dá belos vinhos, alguns paladares podem achar um pouco cansativos ou poderosos demais. Para mim esse é mais um dos bons, parabéns à Casa Silva.

O Sauvignon Blanc vai levar meio ponto a mais por conta da incrível relação qualidade x preço.


Nota -> 4.5 de 5 o Sauvignon Blanc e 4 de 5 o Viognier.

Preços -> R$23,00 o Sauvignon Blanc (na vinícola em 2012) e o Viognier eu não me lembro.

Site -> Casa Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário