domingo, 23 de junho de 2013

Degustação Tenuta Sette Ponti


Post retroativo.

Fui convidado pelo amigo Osvaldo Sandim para uma degustação da Tenuta Sette Ponti, promovida pela World Wine, aqui no Rio de Janeiro.

A Tenuta fica no coração da região de Chianti e as sete pontes do nome se referenciam às pontes que cruzam o Arno de Arezzo até Firenze.

A colega blogueira Fabiana Gonçalves do escrivinhos esteve na mesma degustação em Recife, e seu post está ótimo. Portanto, não vou me concentrar na história, muito bem contada pela Fabiana, mas nas minhas impressões sobre os vinhos. Ainda mais que essa degustação foi no mesmo dia da degustação da Suzin, então não pude tomar minhas notas costumeiras da forma que gosto.


O primeiro foi o Crognolo 2009: aromático, frutas vermelhas, ervas, especiarias. Taninos aveludados, é um vinho "juicy" como dizem os americanos. Boa acidez, é no estilão dos bons chianti, embora não seja classificado como um. ganhou 91 do tio RP e 89 da WS.



Depois veio o Poggio al Lupo, mais "xaropão", taninos suaves, mais encorpado que o Crognolo, baunilha, madeira, estilo internacional. Parece mais um vinho do novo mundo. Esse levou 89 da WS também.


Depois o Orma, propriedade em Bolgheri vizinha do Sassicaia, mais classudo, mais frescor, elegantão, até um "chocolate tostado" apareceu rápido. Vinhaço. 93 do RP e 91 da WS.


Por fim a grande estrela deles, o Oreno. Literalmente o irmão mais velho e mais parrudo do Crognolo, tudo melhorado e mais complexo e intenso, flores, frutas, acidez, eucalipto, alcoólico, pimenta doce, taninos não agressivos mas bem marcantes (como é isso? Se você curte vinho assim, sabe!). Perfumadíssimo, defumadão. Um estilo nobre e uma bela experiência. Titio Parker deu 94+ e a WS "só" 90.

Vinhos excelentes, mas preços proibitivos. O mais "barato" é o Crognolo e não sai a menos de R$120,00 e o Oreno bate em grandes R$280,00. Se for comparar aos Sassicaia, Ornellaia e etc, vale muito a pena pelo preço e pela pontuação até maior que seus "concorrentes". Aconselho porém a trazê-lo (s) de lá.

2 comentários:

  1. Felipe,
    Os tops, acho caros, mas o Crognolo tem um preço bem pagável. Aliás, o 2007, que pegou Top100 da WS, ficou seguidamente em promoção na WW, saindo por 100zão. Acho um preço justo pra ele.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, achei o Crognolo caro pro que apresentou, apesar de ter gostado dele. Sei lá, acho que por oitentão ele roubaria a cena de vários outros.
      Abraço!

      Excluir