sábado, 1 de junho de 2013

Amplus Sauvignon Blanc 2011



Dessa linha Amplus já passei pelo Carignan, na verdade por dois deles, o 2007 e o 2009. Dizem que o melhor é o One Carmenère. Bem, resolvi experimentar o Sauvignon Blanc.

Conheci a Santa Ema numa degustação na SBAV, no link acima para o ano de 2007 vocês podem ler o que aconteceu na ocasião. Fato é que nesse dia um dos presentes me disse que o Sauvignon Blanc era ótimo.

Tempos depois, eis que comprei um exemplar para experimentar. Confesso que o colega da degustação tinha razão.

O vinho é muito bom. Amarelo esverdeado, brilhante, se abre para aromas cítricos e depois se concentra num maracujá adocicado, com nuances herbáceas.

Na boca, acidez suave, levemente herbáceo, cítrico, untuoso. Acidez elegante. Bem definido (personalidade!) e repito: muito bom. Encarou uma massa com molho branco levemente adicionado de queijo parmesão ralado.

O vinho é feito com uvas do frio vale de Leyda, perto do oceano Pacífico. Pela manhã, uma fria brisa varre o vale, criando ótimas condições para a Sauvignon Blanc.

Olha ela que bonita (foto do blog vinho em prosa):



Nota -> 4.5 de 5.

Preço -> R$79,00 na Lidador.

Site -> Santa Ema.

2 comentários:

  1. Isso aí, Felipe: precisamos beber mais brancos! Brasileiro tem preconceito injustificável contra esses grandes vinhos e, mesmo os que bebem, muitas vezes os restringem ao verão. Bebo sempre, não quero saber. E já separei coisa boa pra próxima semana.
    Quanto aos SB de Leyda, já falamos bastante: há ótimos exemplares acima de R$ 50,00. Tô vendo que esse da Santa Ema é mais uma alternativa.
    Aliás, sobre a linha Amplus, preferi o Cabernet.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse é muito bom. Mergulhei de cabeça na Sauvignon Blanc, para mim muito mais elegante que a onipresente Chardonnay.
      Minha mira agora está apontada para o Loma Larga Sauvignon Blanc e o Finisimo Sauvignon Blanc. Comentarei aqui!

      Abraço.

      Excluir