domingo, 23 de junho de 2013

Torii Sauvignon Blanc 2010: que grata surpresa


O Torii é representado por duas colunas que sustentam o céu e por vigas que simbolizam a Terra. Este portal divide o mundo material e divino e, ao ultrapassá-lo, a pessoa entra em um ambiente sagrado, assim diz a crença.

Diz o colega Epifânio, do Vinho Sim :

"A Hiragami foi fundada na década de 1970 e desde então vem produzindo maçãs com excelência em São Joaquim/SC até que, em 2001, vislumbraram a possibilidade de produzir vinhos de qualidade.

Em 2006 foi implantado o primeiro vinhedo e em 2011 lançadas ao mercado 4500 garrafas distribuídas em 6 rótulos: dois homônimos Torii Cabernet Sauvignon 2008, cuja diferença é o tempo de estágio em barricas de carvalho (14 e 12 meses), o Torii Sauvignon Blanc 2010, o Torii Merlot 2010 e os espumantes Rosé Brut e Rosé Demi Sec(...)"

As uvas são plantadas a 1427m de altitude, e os Cabernet Sauvignon acima levam um pequeno corte de Merlot. São os vinhedos mais altos do país, e a maturação de suas uvas é lenta e delicada.

Essa é a Curucaca, comum na região:



O Torii Sauvignon Blanc usa uma garrafa daquelas do estilo portuga, mais fina, e bem escura. Um branco com uma garrafa verde escura já nos dá a idéia de um branco de guarda.



Ao ser aberto e vertido na taça, nos mostra um amarelo ainda levemente verdeal mas já caminhando no sentido da evolução. De cara a concentração do vinho me impressionou. "Oleoso, denso" foram as palavras que vieram à mente, confirmadas pelo meus grandes amigos Aisgo e Janette.

No nariz: presença muito forte de herbáceos e fruta branca madura. Depois de um tempo algo bem próximo de arruda domina. Lindo, muito aromático. Gosto dessa linha herbácea bem feita, não à toa sou fã da Cab. Franc e da Cab. Sauvignon, e agora um amante da Sauvignon Blanc.



Na boca: corpo! Sério, confirma o visual denso, mostra a que veio. Certo dulçor presente, mas sua boa acidez o impede de ser enjoativo. Apesar de apenas 11,8% declarados, se esquentar um pouquinho o álcool aparece de leve, mas não incomoda, apenas soma-se à experiência. O vinho preenche a boca, é muito bom, com ótima persistência. Recomendo para os amantes da Sauvignon Blanc!

Funciona tanto sozinho quanto acompanhando queijos (dá-lhe gorgonzola), ou uma comida leve. Ou uma pizza vegetariana de massa fina, como foi o caso. Não o combinaria a comidas mais pesadas ou muito condimentadas.

O Sr. Hiragami, fruticultor de renome em todo o país:



Nota -> 4 de 5.

Preço -> R$48,00 (muito bom o preço na minha opinião).

Site -> Hiragami (ainda não traz info dos vinhos). É associada da ACAVITIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário