sexta-feira, 28 de junho de 2013

Antu Ninquén Syrah 2009



Antu na língua dos Mapuches (gente da terra) significa Sol. Essa linha de vinhos é inspirada neles, conhecidos por sua perseverança.

Ninquén significa platô na montanha e é o nome desse vinhedo, primeiro do tipo no Chile.

Antu Ninquén é portanto Sol da Montanha, criado pela Viña Montgras para justamente expressar a particularidade desse terroir de montanha.

Além desse Syrah há também um blend de Cabernet Sauvignon e Carmenère, que se for de tanta qualidade quanto esse Syrah, já está valendo.

Tio Parker e a WS definiram-no como um frutado com várias camadas, aproximando-se de geléia, com notas de amoras, mirtilos, figos, defumados, especiarias, cedro. 90 e 91 Respectivamente foram as notas. O Descorchados deu 90.

Modéstia à parte, concordo com ambos, no quesito camadas de frutas chegando próximo à sensação de geléia, tanto em boca quanto no nariz. Há algo de especiarias sim, mas o defumado não chega a ser determinante. Um vinho "maduro" e suculento, bem a cara do Colchagua, confesso que lembrei dos vinhos da Casa Silva. Aqui, uma boa acidez salva o vinho de ser enjoativo, transformando-o num vinho muito bom, que vale a pena ser provado.

Interessante dar-lhe um tempinho para se abrir. Já está pronto para beber, e arriscaria dizer que está no momento ótimo, bem redondinho e harmônico, com os taninos maduros, funciona sozinho se for bebido devagar.

Nota -> 4 de 5.

Preço -> R$99,90 no Pão de Açúcar.

Site -> Ninquén.

Nenhum comentário:

Postar um comentário