segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Degustação Casa Valduga 2013


Passei rapidamente na degustação da Casa Valduga, promovida durante 3 dias no hotel Mar Palace, em Copacabana (de 31/07 a 02/08)

Como nos outros anos, você pagava R$30,00 pela taça e degustava à vontade. O legal é que a taça é de boa qualidade (strauss).

Como disse, fui rapidamente pois não tinha muito tempo. Foquei então no que estava curioso: os espumantes e os novos brancos.

Dos espumantes ainda não havia provado o 130 e o gran reserva 60 meses nature.

O 130 é muito bom! Um brut com cara de extra brut, muita fruta e acidez no ponto, faz uma festa na boca e nada tem de exagerado. Belo espumante.

O Extra brut também é muito bom, mas na minha opinião perde para o 130.

O Nature é mais mineral, e chega a ser salgadinho no fim. Bela persistência e aroma de doce queimado ou algo assim. Gostei, mas não é para todos.

Não havia o Maria Valduga para degustação. Pelo menos não naquele dia.


O novo Raízes Sauvignon Blanc é bem aromático, aromas "adocicados" que não se repetem em boca, que vai numa linha de boa acidez com algo mineral. Um bom vinho principalmente em termos de preço.

Aliás observei isso em todos que provei, parece que a Valduga optou por caminhar nessa direção de menos exuberância e mais delicadeza.


O Leopoldina Chardonnay também traz bastante coisa "doce" ao nariz, gostoso e fresco em boca, mas achei o final curto. Um bom vinho, embora eu não seja muito fã de Chardonnay. Bem elegante.

Por fim provei o também novo Identidade Pinot Noir 2012. Vai numa linha bem velho mundo, nariz de fruta fresca e algo que ainda não identifiquei a correta descrição, mas que já escutei gente dizendo ser humus ou madeira molhada.  Em boca traz de novo uma mineralidade, outro vinho bem agradável.

É isso. No mais, indico os vinhos acima, a Casa Valduga realmente tem investido na marca e na qualidade dos vinhos. Gostei muito dessa nova forma de encarar as linhas, com 3 origens diferentes (Leopoldina: Vale dos Vinhedos, Identidade: Encruzilhada do Sul e Raízes: Campanha Gaúcha).

Não havia também os tintos Gran Corte (Identidade e Raízes) para prova.

Site -> Casa Valduga.

3 comentários:

  1. Oi, Felipe!
    Tô lembrando que o 130 era vendido por 50tão... Se a Valduga não crescesse o olho, daria pra comprar de caixa e deixar em casa, né? Minha birra com o produtor não me leva a negar a qualidade desse belo espumante.
    Abs,
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Menos de setentão você não leva mais. Realmente é um ótimo espumante.

      Já provou os 60 meses? Não agrada a todos...

      Abrs.
      Felipe.

      Excluir
    2. Provei só meia taça de cada. Gostei, mas não acho que batem o 130, tanto que, mesmo achando a preços melhores em Porto Alegre (onde costumo passar de vez em quando), não comprei.
      Abs.

      Excluir