quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cavallotti Gavi 2009 #CBE


O tema da confraria brasileira de enoblogs do mês de julho foi proposto pela Fabiana do escrivinhos: "A ideia é abrir um vinho sobre o qual você não tem muitas referências, mas que 'foi com a cara' dele pelo seu visual."

Confesso que ainda não havia escolhido um vinho para figurar nesse post mas, eis que no dia 27, quase em cima da hora, surgiu!

Não costumo comprar as coisas muito pela aparência, há todo um estudo e avaliação, inclusive passeio pelos blogs de vocês queridos colegas. Nada é feito assim de repente no meu enomundo rs.

Caminhando com a Isis no sábado desse feriado papal, passamos em frente ao Carlsson, lugar que ela me apresentou e fez questão de afirmar que havia uma boa carta de vinhos, a qual fiquei interessado em conhecer. Abri, li, procurei alguma coisa interessante e deparei com esse Cavallotti Gavi. Imediatamente nos trouxeram a garrafa, e foi aí que ele se credenciou para ser o escolhido da CBE para o mês de julho. 

Não conhecia essa D.O. italiana, muito menos a uva (100% Cortese), mas achamos o rótulo interessante com essa mulher meio medusa (rs) e decidimos encará-lo.

Relativamente um branco "coroa" (era 2009 a safra), confesso que vi a chance ir por água abaixo ao notar a rolha com aparência mofada.

Após a retirada:


Vinho servido, aromas adocicados de baunilha e algo como mel. Já bem amarelo, porém brilhante ainda.

Na boca boa estrutura, acidez no ponto, e um leve e interessante amargor, algo mineral também. Uma pena que no fim ficou um pouco enjoativo, mas não sei se pelo fato de termos comido demais um pouco antes.

Esse leve amargor é característica da uva, após vasta pesquisa pela nossa também vasta internet.

Sobrou um pouco (1/2 taça) que levamos para casa e bebemos no dia seguinte; continuou na mesma "pegada".


Este vinho é produzido em Calamandrana, na região do Piemonte, na província de Asti, numa área de solos vulcânicos.


É um bom vinho e mais interessante ainda por conta de ser uma uva que foge um pouco do mainstream.

Fato é que ele foi muito ajudado por conta da companhia.

Acho que só nós blogueiros ainda insistimos em beber vinho volta e meia sozinhos... Rs. Tudo em nome da "ciência".


Nota -> 3,5 de 5.

Preço -> R$70,00 (R$59,00 sem frete aqui).

Site -> Cavallotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário