segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Matetic EQ Coastal Sauvignon Blanc 2012



Noite de clima agradabilíssimo, lua despontando no céu, zero vento, companhia perfeita! O vinho tinha que ser nada menos que igual.

Há algum tempo quero provar algo dessa linha EQ, da Matetic. Muito bem falada, seus vinhos são classificados como biodinâmicos e orgânicos, numa tendência que a cada dia mais se consolida mais nesse enomundo.

Essa é a linha principal da Matetic, com a linha Corralillo imediatamente antes. Seu EQ Syrah já figurou entre os mais comentados do Chile.

Na taça um amarelo pálido com tons verdeais. Ao nariz, bem parecido com o Leyda do post anterior, menos herbáceo porém, e também com bastante fruta tropical madura, um "adocicado" leve e agradável.

Na boca ótima acidez, realmente um frescor que chama a atenção, e um final mineral delicioso.

Essas uvas vêm de um pequeno vale chamado hermoso, que dista apenas 11km do Pacífico e fica dentro do vale maior denominado Casablanca. São "vizinhos" da Leyda e dos vinhos costeiros da Chocalán.


Recomendo. Abdique do preconceito por conta de ser screwcap. Realmente ficou à altura do momento. A safra 2010 ganhou 93 ptos no guía descorchados.

Além do Corralillo Sauvignon Blanc, há também uma versão menos costeira, a qual pretendo provar em breve para comparar, e verificar como a influência marítima atua nas uvas e consequentemente no vinho. Essa versão é baseada nas uvas do vale menor conhecido como Rosario, que fica dentro do San Antonio.

Sinceramente essa região do Chile é a que mais me interessa conhecer, em termos de vinhos. Quem sabe não planejo também uma viagem para lá.

Nota -> 4,5 de 5.

Preço -> Na Grand Cru há a versão menos costeira por R$63,00. Esse foi aberto em restaurante.

Site -> Matetic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário