“No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. Nós mesmos somos parte do vinho e da vinha. No vinho espelha-se a vida”. (Roland Betsch)
sábado, 14 de junho de 2014
Domaine Marey Gevrey-Chambertin La Justice 2011
Meu primo Daniel trouxe para mim essa bela garrafa da Borgonha. A apelação Gevrey-Chambertin é a maior da Côte de Nuits, e a maior também em produção, quase dois milhões de garrafas/ano.
Localiza-se logo acima de Morey-St-Denis, seus vinhos são os mais tânicos, vigorosos, encorpados da Borgonha, e os Pinot-Noir mais longevos do mundo. Os Grand Crus alcançam cifras altas, principalmente na Inglaterra, onde são bastante apreciados.
No passado era apenas Gevrey, mas em 1847 o nome do vinhedo de maior prestígio, Le Chambertin, acabou sendo acrescentado ao nome da vila. E isso virou moda para várias vilas da Côte d'Or.
O vinho tinha cor bem rubi, translúcida.
Ao nariz muita fruta fresca, umas nuances "suadas", couro, aromas comumente encontrados em vinhos da pinot noir um pouco mais evoluídos.
Na boca pouco concentrado e acidez pungente, com uma textura aveludada e quem sabe terrosa. Algo mais adocicado como alcaçuz algumas vezes.
Um vinho muito bom.
Nota -> 4 de 5.
Preço -> cerca de €18
Site -> Domaine Marey.
Fonte de dados-> Livros sobre vinhos e Internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário