“No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. Nós mesmos somos parte do vinho e da vinha. No vinho espelha-se a vida”. (Roland Betsch)
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Cortes de Cima Chaminé 2009
Visitando o site da Cortes de Cima, baixei a ficha técnica deste, onde chamavam a atenção para o melhor momento deste vinho, que seria jovem, com pouco tempo de garrafa.
A curiosidade me fez seguir os comentários e abri esse vinho ainda jovem para as minhas avaliações, visto que tenho tentado praticar um mínimo de 4 anos de diferença entre safra e ano corrente, salvo para os brancos e para vinhos que bebo em outros lugares (os quais não tenho poder de decisão sobre rs).
Não vou argumentar que sempre é melhor fazer isso, mas tenho praticado e não tenho me arrependido.
Cortes de Cima afirmam terem sido os primeiros a plantar Syrah no Alentejo, e têm uma linha grande de varietais, um dos tops deles inclusive é 100% Syrah (Incógnito).
Trata-se do vinho de entrada da casa, me custou algo como R$32,00, o que depois de bebê-lo vi que valeu muito a pena! Mais uma boa compra.
85% do vinho é Aragonez (Tempranillo pelo mundo e Tinta Roriz no norte de Portugal) e Syrah. Touriga Nacional, Trincadeira, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot completam a obra.
Os aromas eram bem típicos da Aragonez/Tempranillo (frutas vermelhas, notadamente framboesa), com alguns toques de temperos, já herdados da Syrah creio eu, e na boca a entrada era suave mas as especiarias logo aparecem e permanecem até o final de boca. Bem legal esse vinho para seu preço, mais um alentejano, que aliás, dificilmente decepcionam.
Fiquei com bastante curiosidade em provar o varietal Syrah deles, bem como o Incógnito, que só é feito nos grandes anos.
Logo acima deste há o Cortes de Cima, que traz o nome da vinícola, basicamente as mesmas uvas mas com 12 meses de barrica. Para esse, aconselham de 3 a 5 anos em garrafa. Tenho o 2009, o preço já é bem superior ao Chaminé (isso tá um saco aqui no Brasil). Abro ou espero?
País -> Portugal
Região -> Alentejo
Nota -> 3,5 de 5
Preço -> + ou - R$32,00
Site -> Cortes de Cima
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Felipe,
ResponderExcluirFicamos muito satisfeitos que o Chaminé 2009 tenha sido do seu inteiro agrado. No que diz respeito à sua pergunta sobre o Cortes de Cima 2009 a nossa sugestão é - abra e surpreenda-se.
Uma vez que está curioso sobre os 100% Syrah deixe-me que lhe diga que o nosso Homenagem a Hans Christian Andersen 2009 está na lista Top 10 dos Syrah du Monde (somos a 1.ª vinícola portuguesa a constar dessa lista).
Saudações vínicas desde o Alentejo.
P'Cortes de Cima
José Eduardo
Boa noite, José.
ExcluirObrigado pelas dicas. Confesso que adquiri o Cortes de Cima Syrah 2009. O próximo será o comemorativo, pelo jeito é realmente um grande vinho!
Assim que bebê-los serão aqui comentados.
Um grande abraço direto do Brasil, e parabéns a todos aí pelo trabalho.
Felipe.