“No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. Nós mesmos somos parte do vinho e da vinha. No vinho espelha-se a vida”. (Roland Betsch)
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Primeira Estrada Syrah 2010
Sempre gostei de Minas Gerais. Lugar de gente simpática, belas mulheres, estado com muita natureza, boa comida, melhor café, queijos ótimos que a ANVISA proíbe de sair do estado e agora: vinho!
Como assim?
Através de poda direcionada (dupla poda o nome técnico), impede-se o brotamento e inverte-se o ciclo da videira, e assim a colheita é realizada entre Outono e Inverno, com diferença de temperatura entre o dia e a noite, dias ensolarados e pouca chuva, o que confere ótimas condições para o amadurecimento das uvas. Essa é a condição no sul de Minas nessa época. Condição essa citada por Saint Hilaire quando visitando o estado por volta do século XIX, tendo notado a qualidade superior das uvas dessa época fria.
As nuances da técnica podem ser conferidas aqui.
Minha opinião? O vinho é muito bom, cor vermelho bem escuro, quase púrpura, suas gotas na mão mancham como sangue. Aromas frutados, depois de um tempo percebe-se o tostado agradável, talvez algo animal. Muito boa acidez, aveludado sem incomodar, presença muito boa na boca e final muito bom, com boa persistência.
Mais opinião? Compre-o, independente do preço um pouco salgado. Dê um voto de confiança, o vinho é muito bom. Vale a pena, recomendo a experiência. Bem como o peverella do post anterior.
Fora o rótulo lindo, no estilo de alguns bons franceses.
Nota -> 4 de 5.
Preço -> R$79,00 no Espirito do Vinho, cobal do Humaitá (Rio de Janeiro).
Site -> Primeira Estrada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário