“No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. Nós mesmos somos parte do vinho e da vinha. No vinho espelha-se a vida”. (Roland Betsch)
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Valmarino Cabernet Franc 2008
Este é o segundo vinho que abro da Valmarino, dos 3 que comprei (o primeiro está comentado aqui, ainda possuo o Reserva de Familia 2005).
Se apresentou bem mais suave que o 2005, menos concentrado, menos taninos, menos álcool. Aromas começaram adocicados, algo como flores (?!), me lembraram aromas que encontrei no Cabernet Sauvignon da Catena Zapata e do Columbia Crest. Depois surgiu algo bem lácteo, muito fácil de perceber.
Lágrimas abundantes, próximas e rápidas, parecia uma cortina na taça. Sua cor rubi já demonstra leve evolução, embora ainda seja um garoto na teoria.
Em boca a textura me lembrou café frio, e me passou pela cabeça dois Merlots que bebi: o Lidio Carraro Grande Vindima 2004 e o Marco Luigi Reserva de Familia 2000, dois vinhos bem velhos que já estavam muito suaves. O final é "salgadinho".
O vinho descansou em barricas por 17 meses, e depois foi cortado com cerca de 30% que não passou por madeira. Gostaria de saber como ele seria se tivesse ficado 100% sem passagem por madeira.
Sem dúvida é bem diferente do 2005. Muito suave e delicado em boca, os aromas são muito agradáveis. Muito bom para quem prefere esse estilo mais delicado.
Produzido em Pinto Bandeira - RS, com indicação de procedência.
Garrafa número 3329 de 3733 produzidas.
Preço -> R$ 51,00 no Armazem Canta Maria (sem frete).
Nota -> 3.5 de 5.
Site -> Valmarino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário