segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Leyda Single Vineyard Kadun Sauvignon Gris 2012



Conforme prometido no post do Garuma, eis que falaremos do Kadun Sauvignon Gris!

Kadún significa Cinza (Gris) no idioma dos índios Mapuche, habitantes do território Chileno antes da colonização.

Uva pouco conhecida de nós brasileiros, ainda é encontrada no Chile, Uruguai e em Graves, Bordeaux, de onde provavelmente se originou. Muitos acreditam ser uma mutação da Sauvignon Blanc, outros dizem que a Blanc é mutação da Gris.

Ela possui uma casca mais rosada, tipo a Gewurztraminer, e tem um rendimento significativamente menor que a Sauvignon Blanc e as outras brancas em geral. Possui níveis mais altos de açúcar e geralmente dá vinhos mais redondos e fáceis de beber, porém menos aromáticos.

Este pode-se dizer que era exatamente isso: redondo, fresco e frutado, mineral, e concordo com o pessoal da Leyda: quase que cremoso. Muito bom e muito fácil de se beber. Conseguiu tirar o pessoal da Cerveja!

Quinto post sobre a Leyda. Virei fã dessa vinícola. Além dela, a Cousiño Macul e a Casa Silva também fazem ou já fizeram exemplares com a cepa.

O que já bebi e comentei deles:

Leyda Reserva Pinot Noir 2011
Leyda Reserva Sauvignon Blanc 2012
Leyda Single Vineyard Neblina Riesling 2010
Leyda Single Vineyard Garuma Sauvignon Blanc 2012

Nota -> 4 de 5.

Preço -> R$ 78,00 na Grand Cru.

Site -> Leyda.

Um comentário:

  1. Oi, Felipe!
    No Uruguai, quando visitei a Bodega Filgueira, provei tb o Sauvignon Gris deles. Muito floral, mel, bom frescor. É uma casta que merece nossa atenção.
    Abs,
    Vitor

    ResponderExcluir