segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Château Paran Justice Saint Émilion 1981


Em recente viagem à França pude ter o prazer de degustar o vinho que minha tia comprou na ocasião do nascimento do meu primo.

Saint-Émilion possui 4 apelações de origem: Saint-Émilion, Saint-Émilion Grand Cru, Lussac Saint-Émilion e Puisseguin Saint-Émilion. (Fonte: Conseil des vins de Saint-Émilion)

Fica na margem direita e seus vinhos tem base Merlot, complementados por Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, e alguns usam um pouquinho de Malbec. É a pequena área de número 21 no mapa abaixo (Fonte: Wikipedia):


No site oficial de Bordeaux eles ainda acrescentam Saint-Georges Saint-Émilion e Montagne Saint-Émilion, mas dentro da mesma área.


Ainda segundo o conseil, 6% dos vinhedos de Bordeaux estão nessa área. Acredito, os vinhos de Saint-Émilion são facilmente encontrados nas lojas de Paris. São longevos e de características aveludadas e frutadas.

Interessante observar que os vinhos comprados como Bordeaux ou Bordeaux Superieur são vinhos ordinários e sem características marcantes, ainda assim vendidos por aqui a preços muitas vezes exagerados, tendo em vista a excelente qualidade dos vinhos sulamericanos na mesma faixa de preço.

Bom, vamos ao vinho né?

Abri-lo foi um desafio. Não possuía aquele sacarolhas das duas lâminas, muito menos o novo lançado pela Durand que mistura dois tipos, o tradicional e esse de duas lâminas, conforme postado pelo colega Luiz Cola.

Com muita paciência, consegui o feito:


Com muito cuidado, servi o vinho nas taças, e sinceramente eu não acreditava que ele estaria bom, por conta dos anos e da rolha, embora tenha sido guardado basicamente em dois lugares nesses 32 anos, certamente com temperaturas bastante aceitáveis, visto que não estávamos no Rio de Janeiro e sim em Paris.

No nariz era um passeio de geléia de frutas vermelhas. Na boca, ele realmente começou bem, embora um pouco alcoólico. Seus taninos bem domados, uma textura já mais delicada. Após um tempo, surgiram os aromas balsâmicos mas o paladar caiu, com o álcool separado e já nublando o sabor do vinho.

Uma pena mas realmente uma experiência única!


Nenhum comentário:

Postar um comentário