quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Clos du Marquis Saint-Julien 2007


Mais um bebido durante minha viagem à França. Saint-Julien é uma pequena área vizinha a Pauillac (que para muitos é o berço dos melhores vinhos de Bordeaux), e produz alguns belos exemplares.

Dizem que este Clos du Marquis é o "segundo vinho" do Château Leoville Las Cases, second cru de renome. O guia Chinês de vinhos de Bordeaux alega que não, que são produtos distintos. Neste mesmo guia está escrito que a primeira vez que o Leoville Las Cases lançou um segundo vinho foi neste mesmo ano de 2007, mas sob o nome Le Petit Lion du Marquis de Las Cases.

Trocando em miúdos, segundo vinho geralmente é lançado quando a safra é muito boa e muito grande, então para respeitar definições de volume os produtores lançam os caldos com outros nomes.

Como os outros vinhos do Medoc (margem esquerda do rio), a Cabernet Sauvignon reina como base, tendo Merlot e Cabernet Franc completando o sumo. Às vezes aparece a tânica Petit Verdot.

Achei na net que a composição é 68% Cabernet Sauvignon; 22.6% Merlot; 6.8% Petit Verdot; and, 2.6% Cabernet Franc. Porém, não sei se é verdadeira.

Fiquei impressionado com o passeio de aromas de frutas e a extrema fineza dos taninos, o vinho acabou na velocidade da luz, o jantar mal havia sido servido e a garrafa estava lá vazia. O final é delicioso. Podemos chamá-lo de elegante, embora haja vigor e para os mais suaves o álcool se mostre.

Voltei pra comprar, quem disse que tinha? Não achei mais...

Preço -> € 27 no mercado E.Leclerc, na semana de vinhos de Bordeaux, em Outubro passado. Nesta loja em Portugal já passa dos € 36

Nota -> 5 de 5.

Site -> ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário