“No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. Nós mesmos somos parte do vinho e da vinha. No vinho espelha-se a vida”. (Roland Betsch)
terça-feira, 24 de julho de 2012
Viña Von Siebenthal Carmenère 2009
A Viña von Siebenthal atualmente é considerada a melhor do Chile por diversos "especialistas". É projeto de um advogado Suíço, que tornou-se realidade com a ajuda financeira de 4 amigos. Localiza-se no vale do Aconcágua, ao norte de Santiago. A amplitude térmica é grande, o vale é clasificado como quente, do mesmo nível do Colchagua e Maipo, e eles plantam além da Carmenère, Petit Verdot, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
Seus vinhos são muito bem pontuados, mas eu particularmente já não me guio mais pelas notas de RP, WS, WE e cia., mas sim pela forma como a vinícola se apresenta e diz tratar os seus vinhos. O que tenho buscado é justamente a especificidade dos vinhos de cada uma, nunca com preconceitos e notas em mente. Pra mim, o que vale é admirar as diferenças de uma mesma uva em lugares diferentes ou ainda o que o terroir tem a nos oferecer.
O pessoal do RP por exemplo tem dado notas significativas para os vinhos do Rhône em geral e para os da região de Penèdes na Espanha. Eu já não sou fã dessas regiões. Fora a fofoca de que hoje em dia eles levantam e derrubam quem quiserem. E desconfio que Penèdes quer seu lugar ao sol.
Deixando de lado as presunções e notas, em 10 de julho a confraria se reuniu para abrir este carmenère acima. Demorei a postar sobre ele porque, sinceramente, não achei minhas anotações. Mas achei a foto, então, realmente deu vontade de falar sobre ele, pelo menos sobre o que eu me lembro.
O vinho é bem concentrado, bem escuro, seus aromas apresentaram especiarias diversas, e muita fruta vermelha. A família dos tostados não apareceu muito, realmente as especiarias dominaram.
Em boca elas também tomaram conta, e até um chocolatinho apareceu, muito suave. A acidez é muito boa e o final longo. Os taninos são um capítulo à parte, o vinho é bem elegante. Exatamente a qualidade que tem sido realçada pelos pontuadores.
Um grande Carmenère, muito gostoso, pra mim situa-se ao lado do Purple Angel (mais caro), e do Gran Reserva Los Lingues (mesma faixa de preço). Dá pra beber agora mas se deixar guardado mais um pouco, acredito que ele desenvolverá melhor os aromas.
O pessoal da confra tá com uma quedinha pelo Carmenère. Tentei puxá-los para o Syrah, mas tô vendo que a briga vai ser feia.
Site -> Viña von Siebenthal
Preço -> não lembro mas na faixa dos R$80,00 na Lidador
Nota -> 4.5 de 5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
...nesses dias carnavais 2013 ganhei de presente do um amigo sommelier Augusto um Carmenère 2006, Parabéns a Mauro von Siebenthal, o vinho é Único...acho ser esse o objetivo dele produtor e proprietário.Tenho o hábito de com vinhos Reserva, bebe-lo durante 2 dois dias...esse Carmenère no dia seguinte ganhou notas de um Porto...!Só bebe-lo seis horas após abri-lo já o torna relevante ! Um grande Viva a casta Carmenère BobChef
ResponderExcluir