sexta-feira, 15 de agosto de 2014

RAR Collezione Pinot Noir 2011: o melhor?



Este vinho foi recentemente apontado na maior prova de vinhos brasileiros já realizada até hoje (856 rótulos de 108 vinícolas de 7 estados) divulgada durante a Expovinis 2014 como o melhor pinot noir do país. 


RAR significa Raul Anselmo Randon, empresário que tem seu vinhedo em Campos de Cima da Serra-RS, a mais ou menos 1000m de altitude, e engarrafa seus vinhos na Miolo. Também faz um grana padano muito bom mas que tem crescido assustodoramente no preço. Além desse, essa linha Collezione tem o Merlot, o Viognier, um Gewurztraminer e tem o RAR homônimo que é um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, geralmente bem próximo do meio a meio. Já bebi o Viognier em uma degustação e o RAR 2005 (gostei muito desse).

Apresentação: a garrafa é uma releitura da clássica borgonhesa, um pouco mais fina, muito utilizada para os vinhos da PN e no Chile também para alguns Syrah. 

Visual: cor puxando para um rubi, translúcido. Passa a idéia de pouca concentração. 

Nariz: começou muito bem, com frutas frescas e um tostado de leve. Não senti muito do lado rústico da PN. O "fundo de taça" é tostado puro e simples. 

Paladar: é fácil de beber e conserva relativa fruta, embora note-se a madeira claramente. O álcool às vezes aparece um pouco. A concentração é pequena mas a impressão que se tem é que extraíram o máximo de taninos possível. O vinho é bem gostoso mas um dia depois na geladeira ele perdeu bastante, com o nariz praticamente morto e a boca muito rápida. Vale lembrar que usei a bomba para tirar o ar. 

Melhor do Brasil? Eu não posso dizer isso porque provei poucos PN do Brasil, mas certamente é mais harmônico que a maioria dos Chilenos por aí, desde que você termine a garrafa toda no primeiro dia ;-)


Nota -> 3.5 de 5.

Preço -> R$55,9 numa pequena rede de mercados de bairro em Niterói que vende bastante vinho nacional.

 Site -> Miolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário