sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bremerton Selkirk Shiraz 2010



Lembro-me de ter bebido a safra 2006 deste vinho, estava muito bom. Se não me engano foi em 2010.

Este agora ganhei de presente do meu grande amigo e sócio nos vinhos, Camilo Figueira.

O Shiraz da Australia é um vinho muito saboroso, e dificilmente varia muito, no sentido de ser algo ruim.

Este ao ser aberto se revelou num vermelho/vinho bem escuro, turvo, com um halo um pouco mais claro. Visivelmente ganharia com decantação mas infelizmente não o fiz.

Ao nariz: madeira e álcool perceptíveis. Depois de um tempo foi possível divisar frutas vermelhas, sem exuberância.

Na boca ainda quente e taninoso, com a madeira confirmando presença e uma acidez notável. A primeira impressão foi ruim mas ainda assim ele parecia dizer que ia demorar a se abrir. Acabei achando que tinha desarrolhado cedo demais. A sorte foi que o vinho não foi bebido todo na hora de sua abertura, na verdade apenas duas pequenas taças foram degustadas. Saquei a bombinha trudeau e tirei um pouco do ar que se encontrava na garrafa, guardando-o para os dias que viriam.

Sobre o funcionamento ou real ganho dessa bombinha, bom, é assunto para outro post mas posso adiantar que já fiz o teste e ela me dá pelo menos dois dias a mais para os vinhos que ainda permaneceram na garrafa.

Então resumindo foi assim:

1o dia: madeira e acidez; quente, taninos gritando. Vê-se que é um bom vinho mas precisa de tempo.
2o dia: menos madeira e mais fruta, acidez mais comportada.
3o dia: fruta e madeira; dulçor. Taninos marcam presença; final prolongado.

Realmente no terceiro dia pode parecer que ele já tinha envelhecido por conta do que escrevi (dulçor) mas confesso que estava muito bom. No segundo dia ele deu sinal que melhoraria e no terceiro se confirmou como um belo shiraz australianao. Definitivamente não se comparou ao da safra 2006, que bebi quatro garrafas e uma apenas que variou, mas as outras três estavam muito boas. Porém, é um belo vinho.

Há algum tempo provei um outro das irmãs Wilson, o Old Adam Shiraz.

Nota -> 4 de 5.

Preço -> presente, mas pode ser encontrado online aqui.

Site -> Bremerton.

2 comentários:

  1. Decantei uma safra 2010, tons rubros, aromas de frutas do bosque, notas de chocolate com nuâncias apimentadas, e muito equilibrado, tenho problema de esôfago quando tomo um vinho ácido logo percebo, este estava aveludado.

    ResponderExcluir