terça-feira, 18 de março de 2014

Lagarde Viognier 2012


Este surgiu em restaurante, após duas tentativas infrutíferas (não tinha o vinho). Aliás, isso é bem comum no Rio de Janeiro, a mim denota um pouco de descaso e amadorismo. Alguns já investem em pads e estoque em tempo real, hoje em dia não é tão difícil fazer isso.

Bom, começando pela garrafa, achei muito bonita, com um rótulo ao mesmo tempo esmerado e tradicional.

Na taça um amarelo claro bonito, com nuances esverdeadas.

Ao nariz o álcool aparece um pouco (14%), junto com traços de frutas brancas e cítricos de fundo. Não concordo com as notas florais que descrevem por aí para ele.

Na boca, a acidez chama atenção, o álcool se percebe com facilidade e desce com facilidade. É gostoso, provoca salivação intensa e o final é aparentemente doce. Bastante fruta e, posso ter viajado, mas em alguns momentos me lembrou banana. O famoso damasco aparece.

Me passou a impressão de ser um supermaduro, mas não tirou o brilho. É um bom vinho mas um pouco pesado. Como a Viognier tem uma casca fina, e tende a amadurecer de forma desigual, precisa de uma boa quantidade de sol, o que pode ter causado esse alto nível alcoólico, embora a acidez tenha permanecido. Ou será impressão?

O 2011 ganhou bronze da Decanter.

Nota -> 3.5 de 5.

Preço -> comprado em restaurante mas pode ser encontrado na Wine e na Loja de Bebidas.

Site -> Lagarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário