terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pouilly-sur-Loire e Sancerre: um pouco do que bebi por lá... - parte 2

Continuando com o post anterior sobre Pouilly-sur-Loire e Sancerre.


Na região visitei quatro propriedades:
  • Chateau de Tracy, que será abordada em outro post;
  • Domaine Jean Jacques Bardin;
  • Domaine Masson-Blondelet;
  • Chateau du Nozet (Domaine DeLadoucette);


Domaine Jean Jacques Bardin
Pertencente à mesma família há 7 gerações, é uma área interessante, onde a sede fica no alto de uma pequena colina, facilmente acessível de carro.


Possuem uma linha bem interessante cobrindo as apelações Sancerre e Pouilly-fumé (com preços bem mais interessantes que os praticados aqui no Brasil rs). Mantive o foco nos fumé:



Dos 3 provados, "peguei" um exemplar do "Cuvée Pauliacum" e do "Cuvée Vautrepain". Bem elegantes, com as características da denominação bastante acertadas e sem exageros. O Pauliacum é fruto de vinhas velhas, um assunto quente no momento entre os enófilos, e era pura suavidade sem cair no enjôo.


Domaine Masson-Blondelet
Este produtor fica literalmente dentro da cidade, de repente acabam-se as construções e aparecem os vinhedos, com a loja e escritório fazendo fronteira com a rua.


Possui uma linha também grande, dedicada à denominação Pouilly-fumé:


Os melhores para mim foram: Les Pierres de Pierre, bem mineral, e o Tradition Culus, simplesmente ausente de arestas e expressivo no ponto certo, que merece um post separado.



O D'or et Diamant era também muito bom, embora não tão superior aos dois acima, mas o preço era proibitivo até pra comprar lá.


Chateau du Nozet (Domaine DeLadoucette)
O mais famoso de Pouilly-sur-Loire, tem uma grande produção de vinhos consistentes e que expressam as características da região. 



Infelizmente estavam com a agenda cheia e pude provar apenas o clássico deles, muito bom por sinal:


Recomendo a viagem a todos os amantes dos vinhos brancos, em especial aos amantes da Sauvignon Blanc (Branca selvagem). E se houver tempo e recursos, quem sabe uma esticada até a Borgonha, que fica logo ali para o Leste...

2 comentários:

  1. Felipe, eu vou com a família ao Vale do Loire no mês de julho e gostaria de conhecer as feiras de vihos. Você sabe onde ficam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente não as conheço, mas acredito que deva ser lá para o outro lado do vale, onde está Tours e os castelos.
      Desculpe não poder ajudar, obrigado pela visita!

      Excluir