sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Achaval Ferrer Malbec 2010



Quando estive na Achaval Ferrer em Mendoza, degustei este vinho da safra 2011. Muito nervoso, foi difícil identificar alguma característica mais marcante, amarrava demais a boca.

Um ano antes havia recebido um presente do meu irmão, que tinha ido a BsAs e trazido este 2010 para mim.

Pois bem, recebi a Gigi aqui em casa e, morrendo de fome, comprei uma pizza e perguntei: "Gi, vc curte um Malbec?"

"Meu preferido", ela respondeu.

Excelente, abri a garrafa, voltei com ela aberta para a geladeira-adega (sim, eu tenho uma geladeira só para os vinhos), e aguardei sua chegada.

A Achaval Ferrer é uma bela bodega, um lugar delicioso e calmo, um verdadeiro paraíso para os enófilos que curtem as bodegas chiquitas, bodegas boutique como já cunhado por outros.

Este Malbec é bem diferente dos outros que encontramos por aí, mais austero, mais elegante. De potência média, no início algo floral e baunilha, depois de um tempo algo como um defumado doce muito interessante. Até couro causou uma certa dúvida se havia surgido ou se o cérebro estava projetando algo mais elaborado.

Na boca, fresco, bom volume, acidez marcante, belo vinho. Cor púrpura, acho que ele ganha em garrafa mas dificilmente mais do que 2 anos. A garrafa acabou rápido, deixando gostinho de quero mais.

Nota -> 4.5 de 5.

Preço -> R$52,00 em BsAs. Aqui já vi por R$74,00 em promoção na Cobal do Humaitá.

Site -> Achaval Ferrer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário