quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mendoza parte I - Finca La Anita

Vou começar a postar aqui algumas fotos e impressões das bodegas que visitei em Mendoza, em Abril desse ano. Foi uma época excelente pois era finalzinho de colheita para quase todas, então foi um bom momento para inclusive provar vinhos com poucos dias de fermentação (ainda bem doce) e outros já com algum tempinho de fermentação (aí sim o gosto fica esquisito).

A Finca La Anita eu conheci numa degustação promovida pela SBAV , em agosto de 2009. Na ocasião foram degustados diversos vinhos, Cuarto de Milla, Luna, Finca La Anita Varietais e um Blend (Linea Tonel). A exceção foi o top de linha, o Varúa.

Posso afirmar que todos os vinhos demonstraram muita qualidade, sendo que os Finca La Anita visivelmente eram vinhos tops, com muitas características bem expressivas.

Pois bem, o sonho de visitar Mendoza se realizou, e não poderia deixar de conhecer a Finca.

Olha ela aí, na Calle Cobos, no extremo oposto do Rio Mendoza:




O lugar é muito bonito, pequeno se comparado às grandes de Mendoza, mas sinceramente o tamanho da Finca La Anita não está em sua propriedade, mas em seus vinhos!



A produção é pequena e extremamente bem cuidada. Pouquíssimas pessoas trabalham na Finca, todos muito simpáticos e solícitos.

A própria área de produção tem uma atmosfera muito particular, a sensação que se tem é de que se está em um paraíso perdido, eu parecia um garoto entrando na oficina do avô...



O lugar também é referência para artistas Mendocinos, em toda parte há peças expostas, até uma bela coleção de Santos de madeira...


Trouxe exemplares dos Finca La Anita Malbec e Merlot 2009, e Tonel 2000 (70% Syrah e 30% Malbec).

O Tonel já foi (excelente por sinal), paladar de especiarias, café, mentol. Muito elegante, aromas delicados e bastante complexos. Deste, apenas 6687 garrafas. Nota -> 4.5 de 5!



O Merlot 2009 acaba de ser eleito o melhor Merlot da Argentina pelo guia descorchados 2012:



Se forem viajar a Mendoza, visitem-na, a experiência e os vinhos valem!

Agradecimentos ao Sebastian e à Soledad pela sua atenção e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário