segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cortes de Cima Chaminé 2009



Visitando o site da Cortes de Cima, baixei a ficha técnica deste, onde chamavam a atenção para o melhor momento deste vinho, que seria jovem, com pouco tempo de garrafa.

A curiosidade me fez seguir os comentários e abri esse vinho ainda jovem para as minhas avaliações, visto que tenho tentado praticar um mínimo de 4 anos de diferença entre safra e ano corrente, salvo para os brancos e para vinhos que bebo em outros lugares (os quais não tenho poder de decisão sobre rs).

Não vou argumentar que sempre é melhor fazer isso, mas tenho praticado e não tenho me arrependido.

Cortes de Cima afirmam terem sido os primeiros a plantar Syrah no Alentejo, e têm uma linha grande de varietais, um dos tops deles inclusive é 100% Syrah (Incógnito).

Trata-se do vinho de entrada da casa, me custou algo como R$32,00, o que depois de bebê-lo vi que valeu muito a pena! Mais uma boa compra.

85% do vinho é Aragonez (Tempranillo pelo mundo e Tinta Roriz no norte de Portugal) e Syrah. Touriga Nacional, Trincadeira, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot completam a obra.

Os aromas eram bem típicos da Aragonez/Tempranillo (frutas vermelhas, notadamente framboesa), com alguns toques de temperos, já herdados da Syrah creio eu, e na boca a entrada era suave mas as especiarias logo aparecem e permanecem até o final de boca. Bem legal esse vinho para seu preço, mais um alentejano, que aliás, dificilmente decepcionam.

Fiquei com bastante curiosidade em provar o varietal Syrah deles, bem como o Incógnito, que só é feito nos grandes anos.

Logo acima deste há o Cortes de Cima, que traz o nome da vinícola, basicamente as mesmas uvas mas com 12 meses de barrica. Para esse, aconselham de 3 a 5 anos em garrafa. Tenho o 2009, o preço já é bem superior ao Chaminé (isso tá um saco aqui no Brasil). Abro ou espero?


País -> Portugal

Região -> Alentejo

Nota -> 3,5 de 5

Preço -> + ou - R$32,00

Site -> Cortes de Cima

2 comentários:

  1. Caro Felipe,

    Ficamos muito satisfeitos que o Chaminé 2009 tenha sido do seu inteiro agrado. No que diz respeito à sua pergunta sobre o Cortes de Cima 2009 a nossa sugestão é - abra e surpreenda-se.
    Uma vez que está curioso sobre os 100% Syrah deixe-me que lhe diga que o nosso Homenagem a Hans Christian Andersen 2009 está na lista Top 10 dos Syrah du Monde (somos a 1.ª vinícola portuguesa a constar dessa lista).

    Saudações vínicas desde o Alentejo.

    P'Cortes de Cima
    José Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, José.
      Obrigado pelas dicas. Confesso que adquiri o Cortes de Cima Syrah 2009. O próximo será o comemorativo, pelo jeito é realmente um grande vinho!
      Assim que bebê-los serão aqui comentados.

      Um grande abraço direto do Brasil, e parabéns a todos aí pelo trabalho.

      Felipe.

      Excluir