terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pago Casa del Blanco: um espetáculo!


No dia de meu aniversário abri duas garrafas que comprei no evento da Interfood-TodoVino. Num stand vazio, simples, entre dois stands maiores e com poucas opções (se bem me lembro 3), degustei os melhores vinhos do evento, e sinceramente dos melhores até hoje. Me vi forçado a comprá-los.

Pois bem: valeu muitíssimo a pena. Não são vinhos baratos (o branco me custou R$108 e o preto R$116, infelizmente estão um pouco mais caros hoje) mas repetindo sinceramente: valem muito a pena. Muito. Por que? Porque estão prontos, são deliciosos, e ainda têm potencial (segundo o pessoal da Casa del Blanco, o branco vai até 12 anos e o preto até 10 anos).

O etiqueta preta veio primeiro. Um inusitado corte de Merlot, Tempranillo e Petit Verdot. Mal foi descorchado e um aroma adocicado de baunilha se mostrou, sendo facilmente percebido antes mesmo de servir as taças. Encantou imediatamente. Belíssima cor púrpura, denso, escuro.

Com o tempo o aroma se manteve, engraçado que essa baunilha foi notada antes das frutas, que apareceram numa predominância de cereja, ou cereja em calda. Lácteos também presentes.

Na boca um veludo, gostoso, sedoso, ótimo corpo. Funcionaria bem estando sozinho mas acompanhou de forma espetacular as entradinhas clássicas servidas. Final marcante, sensação agradável, bem estar degustativo. Já estava feliz quando notei que a garrafa já tinha ido embora rs.

"Ah não, vamos abrir o outro, tenho o etiqueta branca" - falei.

E lá fomos nós.

El Quixote etiqueta blanca mostrou-se defumado, um defumado doce. Na boca, acidez em alta, mas muito interessante, tornou-o extremamente fresco apesar de não leve. Concentração menor que o preto, algo de pimenta, balsâmicos, até mineral eu diria. Encarou um gorgonzola muito bem (poucos fazem isso) e realmente combinaria com pratos gordurosos. Outro vinhaço! Nesse, corte de Cabernet Sauvignon e Syrah (alguns belos chilenos trazem esse corte também, como o Tara Pakay).

E lá se foi a outra garrafa, essa segunda foi embora mais devagar, o etiqueta branca não pareceu tão amigável quanto o preta, o que em nada diminui seu brilho. Ao final, eu estava preferindo o etiqueta branca, apesar do etiqueta preta conquistar o sujeito de imediato.

Enfim, se tiver a oportunidade, compre sem medo. E não se arrependerá.



Me surpreendi com a produção (quantidade).

Notas -> 4.5 para os dois.

Preços -> ditos acima.

Site -> Pago Casa del Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário