“No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. Nós mesmos somos parte do vinho e da vinha. No vinho espelha-se a vida”. (Roland Betsch)
domingo, 2 de setembro de 2012
Ciconia Tinto 2010
Ok, não se julga um livro pela capa, mas o rótulo desse vinho me atraiu, da primeira vez que o vi, embora não o tenha comprado nessa ocasião.
Ciconia é a designação em latim de cegonha branca, que tem como um dos seus principais habitats em Portugal as áreas agrícolas e florestais do Alentejo.
Esse vinho agora vem com screwcap, mas o meu exemplar ainda era de rolha de cortiça, embora reciclada, e curta. Mas não há problema, pois o vinho é jovem e está pronto, acredito ser essa a proposta.
De cor púrpura, halo de mesma cor, lágrimas abundantes e lentas. Aromas de frutas vermelhas predominam, há algo de especiarias (pimenta basicamente), e me tocaram lembranças de algo como a conserva de champignon/azeitonas, o que foi bem fugaz.
Na boca, um suco de de frutas vermelhas pouco concentrado e sem açúcar, com pimenta. Seus taninos estão presentes mas são educados, sua acidez é marcante.
Ganhou uma medalhinha da Decanter:
Aconselho para um almoço.
Preço -> R$ 36,00 no Hortifruti
Nota -> 3.5 de 5
Site -> Casa Agrícola Alexandre Relva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário