sexta-feira, 13 de junho de 2014

Gran Lovara 2008



Na taça cortina de lágrimas lentas, com o vinho já apresentando uma cor de evolução, menos púrpura e mais vermelho, com nuances alaranjadas.

Nariz de fruta muito fresca (amora notadamente, comia-as no pé quando criança), com baunilha e leve tostado. Após um tempo, o tostado permaneceu e surgiu um defumado muito definido, a impressão era que estava cheirando algum embutido com temperos e aromas um pouco mais adocicados. Bem interessante.

Muito aromático esse vinho, o "fundo de taça" é cravo! Impressionante a nitidez.

Boca bem fresca, taninos puro veludo, fluido, a fruta continua a aparecer na boca, mas sem aquele dulçor, que na verdade é quase nenhum. Sente-se perfeitamente a madeira, que também não destoa. Acredito que o Sr. Rolland preste consultoria à produção deste vinho também, como faz com diversos para a Miolo.

Composto por 60% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon e o restante de Tannat, na minha opinião quem se ditou o ritmo foi a Tannat, e se eu tivesse provado este vinho às cegas talvez não acertasse nada a respeito dele além de ter a Tannat no caldo. Pareceu ter um DNA italiano, em alguns momentos me lembrei de alguns chianti que já bebi (será que estou "viajando"? Sei que não tem nada a ver mas vinho é isso, a experiência e memória de cada um).

Os 13,5% de álcool não incomodam e são 12 meses de barris americanos e franceses.

Gosto muito do rótulo deste vinho, acho de bom gosto e simples sem perder a elegância. E atentem: traz informações em braile. Bela iniciativa.

Já havia bebido o 2005, o qual também gostei muito, e tirando esse bate-papo aqui, os colegas Fabiana Gonçalves, Jurandir, Beto Duarte, Daniel e Silvia também já comentaram esse vinho, cobrindo as safras 2005, 2006 e 2008.

É um vinho diferente da maioria dos vinhos brasileiros, bebi coisa parecida do Maximo Boschi numa degustação, vinhos bem evoluídos. Gostei desse também e recomendo!

Nota -> 4 de 5.

Preço -> R$64,90 no Hortifrutti.

Site -> Lovara.

2 comentários:

  1. Felipe,

    Quando conversamos não me animei muito a respeito desse vinho, lendo seus comentários já fiquei curioso e pensando em comprar uma garrafa para provar.

    Abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vale a pena, é um estilo bem diferente dos tops da Miolo (43, Merlot Terroir, etc.).
      O próximo da Miolo que pretendo provar é o Castas Portuguesas, da mesma safra.
      Agora interessante ressaltar que se abrir um desse mais recente acho que vai estar mais nervoso... Tenta comprar dessa safra, tem no Hortifrutti, se não conseguir me fala que compro para você.

      Abraços.

      Excluir