quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Matua Valley Sauvignon Blanc 2008 e Pierre Ponnelle Chablis 2008



Com um tempo quente desses, os brancos são a solução. Mais uma vez nos reunimos para, pela primeira vez, degustarmos dois vinhos brancos, e dois vinhos de regiões que eu ainda desconhecia.

O primeiro foi o Matua Valley Sauvignon Blanc 2008. E não fez feio defendendo seu país. Um vinho muito agradável, bem refrescante, cítrico no nariz e na boca, de um amarelo mais "forte" que os Sauvignon Blanc da America do sul. E sabor completamente diferente. O final dele porém é mínimo. Vai embora rápido. Algo me diz que essa era realmente a proposta: vinho descompromissado e refrescante.

Depois de um tempo, a palavra que o define é: maçã. Às vezes mostrava uma fruta mais "verde", e talvez um melão. Nos deixou rápido, durou muito pouco mesmo.



A primeira vinícola a produzir Sauvignon Blanc na Nova Zelândia foi a Matua Valley, em West Auckland (Marlborough). Plantam também Pinot Gris, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah. A identidade visual da marca foi refeita e a meu ver ficou muito bom.



Já o Pierre Ponnelle Chablis 2008 tem mais estrutura, traz aquela leve manteiga ao nariz. Entrada rápida, ele demora um segundo para se mostrar na boca, parece que ele aparece do meio da boca pra trás, com um final longo para um branco, mostra bem a madeira, não é um branco para iniciantes. Essencialmente mineral, muito boa acidez. Ordena uma comida, deu conta muito bem do sanduba de salmão. Muito boa permanência. Belo vinho também.

Pierre Ponnelle foi uma grande figura do século XIX na Borgonha. Fundou sua própria companhia em 1875. Era dedicado aos estudos e montou um laboratório de enologia para aprimorar as técnicas de produção, que na Borgonha eram até então basicamente empíricas. Foi o primeiro a submeter as uvas que comprava a uma análise química preliminar para atestar a qualidade das mesmas.

Nota -> 3.5 de 5 para os dois.

Preços -> R$69,00 o Matua Valley e R$100,00 o Pierre Ponnelle na Lidador.

Sites -> Matua Valley e Pierre Ponnelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário