Para o tema de janeiro da CBE (a confraria brasileira de enoblogs, que em fevereiro completará dez anos!), o Victor do Balaio do Victor pediu que provássemos um vinho de um país que nunca houvéssemos provado, branco ou tinto, propondo harmonização se possível.
Alguns confrades solicitaram que o tema fosse ampliado, e eu particularmente pedi que incluísse regiões que nunca provamos, para facilitar um pouco. Embarquei nessa solicitação e provei esse ótimo branco francês.
Feito com a Picpoul de Pinet, muito conhecida também como Picpoul Blanc, é uma uva plantada praticamente só na França na região conhecida como Languedoc-Roussilon, a despeito de algumas tentativas nos EUA e poucas áreas em Portugal e Espanha, onde são conhecidas com outros nomes (Avello e Picapoll).
Pic-poul é entendido como pica-lábio, esse nome lhe foi dado por conta de sua elevada acidez. Esse vinho especificamente tinha uma ótima acidez combinada a bastante frutas cítricas, num belo conjunto de boca, tudo belamente encaixado e que surpreendeu após os delicados aromas florais e da bela cor amarela apresentada em taça.
Deve ser bebido mais frio que de costume, o que foi bem providenciado pelo balde de gelo, e de preferência ainda jovem. Este vinho foi maravilhosamente harmonizado com um halibute e logo após com uma excelente e variada tábua de queijos!
This is a wine from a grape never proven before - and I really appreciated it! This picpoul de pinet (or picpoul blanc as well) comes from Languedoc-Roussilon, and translates literally as 'stings the lip'. Approaches to a golden yellow in glass, delicate and pleasant floral notes, fresh and elegant in mouth with great and surprisingly well-placed acidity. Absolutely great with fish and with cheese. Another blog that tasted it: Wildcard.
Nota -> 4 de 5.
Preço -> £25
Site -> ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário